CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) festeja o seu trigésimo aniversário. A sua origem representa o culminar de um longo período de reflexão do movimento associativo desportivo, que há muito não se sentia representado pelo Comité Olímpico e pretendia criar, à semelhança do que acontecia em muitos países europeus, uma Confederação do Desporto na qual a generalidade do movimento associativo se revisse.

Luís Santos, então presidente da Federação Andebol de Portugal, foi escolhido para liderar esta nova organização que, desde a sua fundação, sempre pugnou pela defesa do desporto nacional em geral e do movimento associativo desportivo em particular.

Se os tempos que antecederam a sua fundação foram difíceis, os que se seguiram, com sucessivas intromissões da administração publica desportiva nas suas atividades, não o foram menos, provocando cisões que dificultaram, sobretudo durante a primeira meia dúzia de anos de existência, a total afirmação no tecido desportivo nacional.

Para uma então administração pública totalmente inerte e sem ideias uma nova organização desportiva, para além do COP, nunca poderia ser do seu agrado. No entanto, o trabalho desenvolvido em conjunto com as federações desportivas permitiu ao longo dos anos a implantação progressiva da CDP.

Hoje, como ontem, a CDP é uma defensora intransigente do trabalho do movimento associativo desportivo em áreas fundamentais como a formação, organização competitiva ou na preparação daqueles que internacionalmente representam as diferentes modalidades, contribuindo para obtenção dos sempre meritórios resultados internacionais.

Ao lado das federações, a CDP continuará a lutar por um setor que é regularmente esquecido pelos Governos, ignorado no orçamento do Estado e que se situa na cauda europeia em termos de prática e financiamento, sendo o sucesso desportivo obra do trabalho das federações, treinadores e atletas. São aliás estes os pilares que, desde há duas décadas, vimos exaltando na festa anual que é a Gala do Desporto. Estes são todos os nossos campeões mantendo a filosofia daqueles que há três décadas lançaram os alicerces para uma nova entidade no panorama desportivo nacional. 

Fonte: CDP/JN, 16/08/2023