CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 2,0 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objetivo Geral

Dotar os formandos de competências ao nível do processo comunicacional.

Objetivos Específicos

No final da formação os formandos devem:

- Ser capazes de descrever os elementos no processo de comunicação;

- Conseguir identificar os tipos de comunicação;

- Conseguir identificar as 3 dimensões da comunicação;

- Conseguir identificar os estilos comunicacionais na liderança;

- Ser capazes de implementar um sistema de avaliação do comportamento do treinador.

Programa

A comunicação no Processo Relacional:

1. Comunicação, relação e os 6 elementos no processo de comunicação

2. Os tipos de comunicação, comunicação inter e intrapessoal e fontes de ruído

3. As 3 dimensões da comunicação, comunicação não verbal e técnicas comunicacionais eficazes

4. Os estilos comunicacionais na liderança

5. Sistema de avaliação do comportamento do treinador

Formador
Mestre Pedro Assis    
Foto de Perfil do Formador Pedro Assis  

- Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo ISPA

- Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela UFP

- Certificado em Alto Rendimento Desportivo pelo FCBarcelona Innovation HUB

- Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses

- Formador e palestrante sobre diversos temas relacionados com a psicologia e desporto

- Orientador de estágios académicos e profissionais

Público Alvo

- Treinadores;

- Outros interessados.

Datas e Horário

18 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

21 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

25 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

Duração da Ação

10 Horas

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua em regime de e-learning

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.

O aproveitamento do formando depende da realização, entrega e avaliação de dois trabalhos, de acordo com o seguinte:

- 1º trabalho a realizar após a primeira sessão e devendo ser entregue até ao início da segunda sessão

- 2º trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até ao início da terceira sessão

Local

Formação realizada em regime de e-learning

Data Limite de Inscrição

13 de maio de 2020

Número Mínimo de Formandos

8

Número Máximo de Formandos

15

Investimento

50€

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.

A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por três sessões síncronas e realização de dois trabalhos, de forma autónoma, por parte do formando.

Considerando o Decreto-Lei nº 18-A/2020, em particular o seu artigo 6º, as ações de formação à distância realizadas desde o dia 13 de março de 2020 são equiparadas a ações de formação presencial para efeitos de determinação do número de horas necessárias à obtenção de unidades de crédito de formação contínua, com vista à revalidação do título profissional de treinador de desporto, bem como do título profissional de diretor técnico e de técnico de exercício físico, a que se reportam, respetivamente, as Portarias n.os 326/2013, de 1 de novembro, e 36/2014, de 14 de fevereiro, correspondendo uma unidade de crédito a cinco horas de formação. Pelo exposto, a presente ação, em vez de atribuir 1,0 créditos, passa a atribuir 2,0 créditos.

Regras de Conduta para Videoconferência

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