CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 1,6 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos, Técnicos de Exercício e treinadores de Grau I/II/III/IV)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objetivo Geral

Dotar os formandos dos conhecimentos necessários a uma correta avaliação e prescrição do exercício em diabéticos.

Objetivos Específicos

Após a frequência da formação, os formandos deverão:

- Dominar os conceitos da diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2;

- Saber selecionar e aplicar os exercícios adequados ao estatuto clínico do doente diabético;

- Saber utilizar as guidelines de prescrição do exercício para doentes diabéticos;

- Saber controlar as variáveis bioenergéticas do diabético durante a prática de exercício físico;

- Reconhecer os riscos associados ao exercício para o doente diabético.

Programa

- Conceito de diabetes

- Diabetes e exercício

- Benefícios do exercício

- Riscos associados à diabetes

- Avaliação e testes de esforço na diabetes

- Insulina e exercício

- Prescrição do exercício (contexto prático)

- Estudos de caso (contexto prático)

Formador

Mestre Rogério Salvador    
Foto de Perfil do Formador Rogério Salvador  

- Licenciado em Ciências do Desporto

- Mestre em Exercício e Saúde

- Título de Especialista em Desporto pelo Instituto Politécnico de Leiria

- Docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria

- Formador da CDP e do CEFAD

Público Alvo

- Directores técnicos;

- Técnicos de Exercício Físico (TEF);

- Treinadores

- Outros interessados.

Datas e Horário

04 de maio de 2020, das 20h30 às 23h00 - Sessão síncrona, 2,5 horas (online)

06 de maio de 2020, das 20h30 às 23h00 - Sessão síncrona, 2,5 horas (online)

Duração da Ação

8 Horas

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua em regime de e-learning

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.

O aproveitamento do formando depende da realização, entrega e avaliação de duas fichas de trabalho, de acordo com o seguinte:

- 1ª ficha de trabalho a realizar após a primeira sessão e devendo ser entregue até ao início da segunda sessão

- 2ª ficha de trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até ao final do dia 08 de maio de 2020

Local

Formação realizada em regime de e-learning

Data Limite de Inscrição

29 de abril de 2020

Número Mínimo de Formandos

8

Número Máximo de Formandos

15

Investimento

40€

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.

A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por duas sessões síncronas e realização de duas fichas de trabalho, de forma autónoma, por parte do formando.

Considerando o Decreto-Lei nº 18-A/2020, em particular o seu artigo 6º, as ações de formação à distância realizadas desde o dia 13 de março de 2020 são equiparadas a ações de formação presencial para efeitos de determinação do número de horas necessárias à obtenção de unidades de crédito de formação contínua, com vista à revalidação do título profissional de treinador de desporto, bem como do título profissional de diretor técnico e de técnico de exercício físico, a que se reportam, respetivamente, as Portarias n.os 326/2013, de 1 de novembro, e 36/2014, de 14 de fevereiro, correspondendo uma unidade de crédito a cinco horas de formação. Pelo exposto, a presente ação, em vez de atribuir 0,8 créditos, passa a atribuir 1,6 créditos.

Regras de Conduta para Videoconferência

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