Equipas de Sub-19 e Sub-14
Campeãs e Vice-Campeãs Nacionais de Juniores e Iniciados
Fim-de-semana de grande alegria, para toda a família basquetebolista do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André e para todos os barreirenses em geral.
Com efeito, este foi mais um momento histórico e de orgulho para o clube da cidade do Barreiro.
Depois do excelente desempenho, da equipa Sénior alcançado no final desta época, os escalões de formação, de Sub-19 e Sub-14, renovam o júbilo do GDESSA, com a concretização de um sonho para as jovens atletas, com as Juniores a conquistarem o título de Campeãs Nacionais de Sub-19 que se realizou em Valongo, e as Iniciadas a avassalarem o título de Vice-Campeãs Nacionais de Sub-14, realizado em Vila Real de Santo António.
Efectivamente, este foi um dos pontos mais altos deste ano, para o GDESSA-Barreiro, após uma época brilhante, a equipa de Sub-19, comandada pelo Treinador-principal, Nuno Manaia e pela Treinadora-Adjunta, Joana Lopes, o escalão de juniores femininos, alcançou o título de Campeão Nacional de Juniores 2007/08, na “Final 4” em Valongo, onde se defrontaram as formações do CPN, Académico FC, Algueirão-Sintra e o GDESSA-Barreiro.
Mas, após as vitórias dos dois primeiros dias, sobre o Académico (57-44) e o CPN (64-42), veio a grande Final, porque na 3ª jornada da fase final defrontaram-se as duas equipas que tinham vencido os dois primeiros jogos, ADE Sintra e GDESSA.
As "meninas" do GDESSA entraram melhor na partida, conseguindo liderar o marcador durante toda a primeira parte. A vantagem chegou a ser de 7 pontos, mas uma ligeira reacção do ADE Sintra fez com que fosse-mos para o intervalo com apenas 4 pontos de diferença.
Na segunda parte o Algueirão entrou melhor e rapidamente empatou a partida. Mas, Santo André, não foi abaixo e voltou à liderança segundos depois, mercê duma grande atitude e determinação.
E até ao fim foi sempre igual: vantagem do GDESSA, ADE Sintra a reduzir; GDESSA fugia 4/5 pontos, ADE Sintra respondia...
Foi espectacular a segunda parte, com excelentes momentos de basquetebol, mas no fim o GDESSA foi mais forte (GDESSA-70 vs 60-ADESintra).
O GDESSA passa assim, a ser o clube com mais Títulos Nacionais de Juniores Femininos conquistados (5 Títulos de Campeão), o primeiro foi em 1991/1992 com o treinador, Francisco Cabrita e o treinador ajunto, Francisco Dias, seguidamente em 1993/1994 com José Carruna e Carlos Caetano, em 1998/1999 com Carlos Caetano e Mónica Lemos, depois em 2003/2004 José Calabote e Marta Veiga e finalmente em 2007/2008 com o treinador Nuno Manaia e a adjunta Joana Lopes.
Assim, estão de Parabéns as Campeãs Nacionais, Inês Macedo, Tânia Lopes, Luiana Livulo, Marta Azevedo, Leticia André, Natacha André, Sara Djassi, Mafalda Borges, Vanessa Aguincha, Francisca Tungumuna, Joana Piteira, Joana Patronilo, Luzia Lampreia, Romina Fortes, Antónia Santos, Cátia Caetano e Ana Rita Palma.
A equipa de Iniciados femininos, esteve também ao longo de toda a época que agora finda, imparável, não tendo sofrendo uma única derrota, em todas as fases de apuramento, mostrando mais uma vez, como se joga basquetebol, com atitude, motivação e um enorme fair-play, durante os três dias em que disputou a “Final 6” na acolhedora Vila Real de Santo António, onde se confrontaram as equipas do CAB-Madeira, União Micaelense, Algés, Académica, Sanjoanense e o GDESSA.
Sendo este também, um dos momentos mais importantes para as mais jovens, conquistarem o titulo de Vice-Campeãs de Iniciados Femininos 2007/08 e estarem presentes numa fase final, de um campeonato nacional, onde ao longo da época foram sendo eliminadas várias dezenas de equipas de norte a sul do país e que só o facto, de terem conseguido o apuramento, já era uma “vitória”, sendo a mesma, só foi possível, graças a tenacidade da sua Treinadora, Susana Pires.
Após a saída da sede do GDESSA ao final da tarde de 5.ª feira (29/05), as nossas miúdas iniciaram a viagem rumo ao Algarve.
Durante todo o trajecto a moral das “tropas” esteve sempre em alta, muita animação e convívio à mistura.
No primeiro dia, os dois primeiros jogos frente ao Algés (33-41) e à União Micaelense (48-32) correram dentro dos objectivos traçados.
O mesmo não se pode dizer do segundo dia, quando o GDESSA defrontou o Sanjoanense, e perdeu por 1 ponto após prolongamento, encontro este, considerado pelos “especialista” e publico presente durante o campeonato, como sendo um verdadeiro jogo de basquetebol e digno de uma final nacional.
Contudo, a “estrelinha da sorte” virou as costas, as jovens do Barreiro, nos últimos segundos do prolongamento, ditando o resultado final em (47-48).
O quarto jogo, foi o reflexo do encontro da manhã, com o factor psicológico a pesar e a determinar a acumulação de mais cinco pontos negativos frente à Académica (59-54).
Mas nem tudo estava perdido, agora era necessário ganhar por mais de seis pontos, para chegar ao segundo lugar, e a equipa ser Vice-Campeãs.
Foi então, que a força anímica da equipa voltou, e as miúdas de Santo André deram tudo o que tinham e o que não tinham, para alcançar o tão cobiçado segundo lugar, já que o primeiro tinha sido decidido na "final antecipada" GDESSA vs Sanjoanense, no dia anterior.
Mas a “estrelinha da sorte” que tinha virado as costas a Santo André, regressou e no final, o marcador ostentava a vantagem de sete pontos positivos para o GDESSA (61-54), o suficiente para que a equipa fosse Vice-Campeã Nacional de Sub14 – 2007/08.
Por fim, a equipa do A.D. Sanjoanense sagrou-se, Campeã Nacional da categoria, terminando a época sem derrotas, o que revelou o excelente trabalho efectuado durante a presente época.
Foram três dias de convívio, competição e boa disposição que se viveram na cidade do Guadiana, culminando na Cerimónia de Entrega de Troféus, onde todas as equipas participantes aproveitaram para mostrar uma coreografia de conjunto ensaiada e treinada nos momentos de convívio.
Como tal, estão igualmente de Parabéns as Vice-Campeãs Nacionais, Raquel Soares, Sara Perico, Catarina Afonso, Inês Nogueira, Ana Marta Pirote, Tânia Gonçalves, Emília Dabó, Bárbara Oliveira, Sofia Barreto, Alexandra Gustavo, Catarina Pronto e Inês Libório.
Mas na memória, ficarão os cânticos após o jogo, durante as viagens e no jantar que juntou as duas equipas:
" We are the champions..."
" E quem não salta não é da ESSA, olé, olé..."
" Somos nós, somos nós, o orgulho do Barreiro somos nós..."
“Nós queremos ver a ESSA a mexer, conga, conga, a dança da melonga, uma mão na cabecinha, outra na cintura, e dá uma voltinha, e mexe a bundinha…”
Fonte: GDESSA 05/06/2008