CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
francis_obikweluA equipa portuguesa deverá discutir com a Suécia, Grécia e República Checa a permanência na Superliga, na competição europeia que se realiza este fim-de-semana em Leiria, onde Alemanha, Rússia e Grã-Bretanha partem como favoritas.

Neste novo formato da Superliga, que conta com 12 equipas, e onde a classificação é cotada tendo em conta a pontuação conjuntas das equipas femininas e masculinas, Portugal encontra-se no grupo que parte como os mais prováveis candidatos à descida de escalão, a par da República Checa, Suécia e Grécia.

A Suécia desloca-se ao Estádio Magalhães Pessoa com uma das equipas mais fracas dos últimos anos, podendo apenas contar com a vedeta Joahn Wissman, campeão europeu dos 400 metros, o que não deverá chegar para garantir um lugar na Superliga.

Portugal que até conta com algum dos mais importantes atletas dos últimos anos, como é o caso dos regressados Obikwelu e Rui Silva, e dos olímpicos Naide Gomes e Marco Fortes, para além do sempre favorito campeão olímpico Nélson Évora, dificilmente conseguirá fugir aos lugares de despromoção.

Outro dos grandes candidatos à descida é a equipa grega, que apesar de contar com alguns dos melhores atletas europeus, como Spotakova, ou Louis Tsatoumas, melhor europeu do comprimento em 2008, e Perikles Iakovakis, campeão europeu de 400 metros barreiras, deverá ser pouco para ambicionar mais do que a luta pela manutenção.

Já na luta pelos primeiros lugares, a Alemanha, que em Agosto recebe o Mundial, encontra-se em grande forma, e parte com a vantagem de ter um grande equilíbrio entre os seus atletas masculinos e femininos.

Desde da reunificação da RFA com a RDA, que a equipa alemã pode contar com um grande lote de atletas nas categorias de lançamento, como Betty Heidler, campeã mundial do martelo, Robert Harting, vice-campeão mundial do disco, Nadine Kleinart, terceira no Mundial, no peso e Christina Obergfoll, bronze nos Jogos Olímpicos, no dardo.

Outra das favoritas é a equipa britânica, que tem em Christine Ohuguogu, campeão olímpica e mundial dos 400 metros, mas que vêm a Leiria participar nos 200 metros.

Também na velocidade, Dwain Chambers, recordista europeu dos 60 metros, Rikki Fitfon, nos 200 metros e David Greene, melhor europeu dos 400 metros barreiras, podem contribuir para a pontuação da Grã-Bretanha.

Outros dos atletas de topo com que a equipa britânica poderá contar são Philips Idowu, vice-campeão olímpico do triplo salto, atrás de Nélson Évora, Moahmed Farrah, vice-campeão europeu de crosse, que vai aos 5.000 metros, e a ainda Stephanie Twell, campeã europeia de crosse no seu escalão, que corre nos 3.000.

Já a histórica favorita Rússia embora se apresente mais desfalcada do que o habitual, irá lutar em Leiria por um lugar no pódio, para isso conta com Yuliya Golubchikova, campeã europeia em pista coberta, Gulnara Galkina-Samitova, campeã olímpica dos 3.000 metros obstáculos e primeira mulher a baixar a marca dos nove minutos, embora venha a Leiria participar nos 3.000 metros planos.

Num outro plano, surgem as equipas da Polónia, Ucrânia, França, Itália e Espanha, que deverão fazer um campeonato sem grandes problemas, embora dificilmente consigam chegar ao pódio.

Fonte: Infordesporto 19/06/2009