CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Arrancou ontem, terça-feira, 18 de Março, na praia Brava de Itajaí, Sta. Catarina, Brasil, a Katherine Melo Bodyboarding Pro 2008, a 2ª Etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, onde está reunida uma alargada comitiva portuguesa, todos já detentores de vastos currículos a nível nacional e internacional.


De acordo com as informações avançadas pela organização, vai estar presente um número recorde de participantes, garantindo-se que passarão pelas ondas de Itajaí mais de 20 nacionalidades e 175 atletas, entre eles 11 portugueses, alguns deles, aliás, já conhecedores dos seus primeiros adversários nesta prova que voltou a pôr o Brasil no mapa do bodyboard mundial.


Terminado o primeiro dia com ondas a rondar um metro de altura e durante o qual se disputaram as duas primeiras fases da categoria masculina (num total de 17 baterias), hoje, quarta-feira, os bodyboarders fizeram-se ao mar a partir das 09h00 para completar os terceiro e quarto rounds. Quanto aos atletas portugueses, um deles já foi eliminado, Miguel Prata, enquanto Rui Barreira segue em frente, depois de ter conseguido o segundo lugar do seu heat.


A restante comitiva masculina entra na sua maioria em prova a partir do sexto round, como acontece com Silvano Lourenço, que, num heat man-to-man, vai ter pela frente Amaury Laveherne, das Ilhas Reunião. Gastão Entrudo, por sua vez, vai encontrar-se nas ondas da praia Brava com o francês Pierre Louis Costes, e Manuel Centeno defronta-se com o brasileiro hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Também presente nesta prova do circuito mundial, Hugo Pinheiro tentará deixar para trás Stephan Stamm, igualmente do Brasil.


A competição do escalão feminino também tem início hoje, com Marta Leitão a entrar logo no primeiro heat do dia, enquanto Marta Fernandes aguarda até ao primeiro heat do segundo round para desafiar a mestria da campeã mundial em título, Neymara Carvalho. Já Rita Pires e Catarina Sousa partilham o segundo heat do segundo round, aguardando-se ainda pela confirmação dos nomes das suas oponentes.


Entretanto, segundo informações recolhidas e confirmadas junto de fonte segura, o Brasil poderá vir a contar com uma segunda prova do Circuito Mundial de Bodyboard, desta feita na Bahia. De acordo com os responsáveis por esta iniciativa, ainda não está tudo 100% garantido, mas envidam-se esforços para que, em breve, possam ser anunciadas as datas de mais uma etapa brasileira a incluir no calendário oficial da IBA – International Bodyboarding Association.

Fonte: FPS 19/03/2008