CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Volta ao Algarve praticamente duplicou este ano o orçamento, apesar da crise financeira mundial, devido sobretudo à aposta da Associação de Ciclismo do Algarve (ACA) em fazer parcerias com as empresas SCSports e RM.

As empresas passaram a ser co-organizadoras da prova com a ACA e são as grandes responsáveis pelos contactos com patrocinadores e meios de comunicação social, tendo a sua grande aposta passado pela criação de uma área de entretenimento e lazer junto às partidas e chegadas de etapas, que até aqui não existiam.

"A ideia foi criar a festa à volta da Volta. O que tínhamos antes era uma vertente desportiva de grande qualidade, mas não havia festa e entretenimento para o público", explicou um dos responsáveis da empresa, Nuno Sardinha.

Junto do local onde hoje estavam instaladas as tendas com passatempos, jogos, aeróbica, insufláveis e outras estruturas de lazer, em Lagoa, local de partida para a segunda etapa, que terminará em Portimão, Sardinha explicou que antes as coisas "eram feitas de forma amadora".

"O que fizemos foi tentar ajudar a ACA a criar condições que esta se trate da maior volta de Portugal, melhor mesmo que a Volta a Portugal, na medida em que as equipas e os corredores que aqui vêm são de maior qualidade", explicou.

Entre música, jogos e animação de aeróbica com crianças das escolas, o responsável considerou que "esta abordagem permitiu quase duplicar o orçamento da volta ao Algarve, que é de 500.000 euros".

"Quanto maior for a dinamização, maior nome estaremos a dar ao Algarve, o que representa uma mais-valia em termos de promoção turística, sobretudo quando há este tempo", disse ainda Sardinha, referindo-se às temperaturas amenas para época que se sentem na região.

Sardinha precisou que, "em ano de crise, houve empresas que quiseram apostar num evento que lhe permitisse ter retorno e a Volta ao Algarve é um desse casos".

Para o presidente da ACA, Rogério Teixeira, a aposta já está a dar os seus frutos e já fez com que "o presidente do colégio de comissários nos desse os parabéns".

"Vamos ter mais despesas, mas conseguimos novos patrocinadores e parceiros, que de outra forma não conseguíamos. Antes fazíamos a prova de ciclismo com base na amizade com algumas pessoas, mas agora apostamos num novo projecto que tem pernas para andar. Vamos ver se conseguimos crescer mais", explicou Teixeira.

O presidente da ACA diz que todo este investimento "tem de ser visto no âmbito da promoção do Algarve e do turismo da região no estrangeiro".

"Temos todas as equipas do Protour a fazer um ponto de situação diário da prova nas suas páginas da Internet, temos pedidos de imagens de televisões estrangeiras e tudo isso compensa em termos de promoção do Algarve, cujo nome está também na prova", sublinhou.

A aposta nesta vertente da dinamização do entretenimento nas chegadas e partidas já permitiu também, de acordo com os organizadores, juntar cerca de 5.000 pessoas na chegada da primeira etapa, quarta-feira, em Olhão.

Os organizadores olham assim para a experiência como um primeiro passo, que será para a aprofundar em próximas edições da prova.

Fonte: O Jogo 19/02/2009

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.