CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Face aos resultados obtidos ao longo da temporada, que culminaram com a vitória na Taça das Nações, Portugal é apontado como uma das mais fortes selecções para a corrida em linha de sexta-feira. 
{mosimage} 
24/09/2008 CICLISMO

Portugal entre os candidatos
Face aos resultados obtidos ao longo da temporada, que culminaram com a vitória na Taça das Nações, Portugal é apontado como uma das mais fortes selecções para a corrida em linha de sexta-feira.

O seleccionador nacional, José Poeira, prefere ser um homem prudente:
“Reconheço que temos grandes responsabilidades neste Campeonato do Mundo. O triunfo conseguido na Taça das Nações marcou a nossa equipa pela positiva, mas convém ter os pés bem assentes no chão. Temos uma equipa forte, com aspirações e consciente daquilo que poderemos fazer, mas uma corrida deste tipo requer acima de tudo muita atenção e uma boa condição física que permita lutar pelos primeiros lugares”, explicou.

Numa análise sobre os seis corredores, José Poeira adianta:
“Pelos resultados conseguidos ao longo do ano, o Rui Costa é uma das referências do pelotão, mas a selecção vale pelo colectivo, onde temos soluções para diversas situações da corrida. O valor do Vítor Rodrigues é inquestionável, o trabalho para o colectivo do César Fonte, João Benta e Henrique Casimiro está mais que provado, enquanto o Marco Cunha, numa chegada em pelotão, pode constituir uma grande surpresa".

"No ciclismo luta-se contra o imprevisto por isso vamos ter cautela e não embandeirar em arco. O facto de nos apontarem como favoritos não nos diz nada porque é na estrada que se prova quem são os melhores”, concluiu.

Com bom tempo, Rui Costa e Vítor Rodrigues, que ontem competiram no contra-relógio, realizaram ao princípio da tarde um treino com a duração de duas horas e meia. Os restantes permaneceram na estrada por mais uma hora e meia. Para amanhã está agendado um treino com a duração de duas horas e meia.

Ordem de partida dos principais corredores:
12h00 Andrey Zeits (KAZ)
12h08 Rubén Plaza (ESP)
13h36 Marco Pinotti (ITA)
13h38 Sylvain Chavanel (FRA)
13h40 David Zabriskie (EUA)
13h42 Mikhail Ignatiev (RUS)
13h44 Edvald Boasson Hagen (NOR)
13h46 David Millar (GBR)
13h48 Stef Clement (NED)
13h50 Michael Rogers (AUS)
13h52 Gustav Larson (SUE)
13h54 Levi Leipheimer (EUA) 
 
Fonte: UVP-FPC 24/09/2008