CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O balanço das duas vitórias consecutivas de Miguel Oliveira nos Grandes Prémios de Inglaterra e da Holanda, no Red Bull Moto GP Rookies Cup, veio confirmar o que os especialistas em motociclismo já afirmam há muito tempo, ou seja, o piloto português vai regressar ao seu campeonato de origem, em Barcelona, contando com a motivação para defender o título no Campeonato Mediterrânico de Pré-125.

A ausência foi forçada, mas bem empregue para correr em Donington e Assen, levou a que Miguel Oliveira perdesse o contacto mais aproximado com os três lugares de honra, mas o show frente aos milhares de espectadores é muito mais importante para a sua carreira, e para o despertar mediático em Portugal, apesar de Miguel Oliveira há muito ter mostrado potencial para chegar ao Mundial.

Duas semanas de férias em casa de familiares, em França, a desenvolver o seu, cada vez mais necessário, vocabulário nas línguas francesa e inglesa, o jovem de 13 vai voltar a sentar-se na sua Metrakit Pré-125, para mais uma prova em Montmeló: “Uma pista de que gosto bastante, com um traçado que não considero muito técnico. Vou readaptar-me à Metrakit, depois de correr na KTM muito mais rápida e melhor em tudo. Bastará meia dúzia de voltas para me concentrar na moto com que corro em Espanha”.

Esta será para Miguel Oliveira a quarta participação nesta temporada no Campeonato Mediterrânico de Pré-125, que veio em crescendo (8º, 3º e 2º lugares) e está confiante de que vai tentar manter o “estado de graça” e alcançar a sua primeira vitória de 2008, neste campeonato tão competitivo, onde podem contar com um bom conjunto de candidatos.

“Não pensava que poderia aprender tanto na RB, mas de facto foi muito importante, tudo o que captei, apesar de serem duas motos, as quais de comum só têm a coincidência de terem duas rodas e um motor. A equipa está também pronta para a luta e os problemas que tive na última corrida não se repetirão,” explicou o piloto que, desde há muitos anos, é apoiado pela Vodafone e espera poder ganhar novamente o Campeonato Mediterrânico, defendendo os seus louros com a equipa SGM Racing.

Nas seis corridas em que participou este ano, três da Red Bull Rookies Cup e outras tantas do Campeonato Mediterrânico, Miguel Oliveira ganhou duas corridas, mas conta com mais dois pódios (2º e 3º) um 6º e o pior foi um oitavo lugar.

Fonte: DCA 15/07/2008