Dia 9, às 15 horas, na Tribuna do Estádio Nacional: Laurentino Dias recebe missão portuguesa aos oitavos Jogos Mundiais

jmO secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, recebe na próxima quinta-feira (dia 9) cumprimentos de despedida da missão portuguesa que vai participar nos oitavos Jogos Mundiais que decorrem em Kaohsiung, Taiwan, de 16 a 26 de Julho.

O encontro entre os elementos da delegação e o secretário de estado Laurentino Dias  está previsto para as 15 horas, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, servindo também de apresentação à Comunicação Social da representação nacional.

A delegação portuguesa integra 65 elementos, sendo liderada por Carlos Cardoso, presidente da CDP, entidade que coordena a missão.

Portugal vai estar representado em corfebol, râguebi de sete, danças latinas, ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, trampolins e tumbling, com um total de 41 atletas, nove treinadores, cinco árbitros e juízes, quatro médicos e fisioterapeutas e seis dirigentes e administrativos.

Os jogos Mundiais iniciaram-se em 1981 em Santa Clara, nos Estados Unidos da America, e vão ter agora a oitava edição, tendo registado sempre um crescente números de atletas e países inscritos. Em Santa Clara estiveram presentes 1265 atletas de 18 desportos; para os Jogos de  Kaohsiung  estão inscritos 5200 atletas, de 99 países, que vão competir em 31 desportos, dos quais cinco são convidados.

Sendo os Jogos Mundiais particularmente vocacionados para acolher desportos ausentes do calendário olímpico, têm vindo a crescer de interesse a nível mundial, também em virtude do aparecimento de modalidades emergentes que ganham cada vez mais público. A importância dos jogos Mundiais é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional, que é responsável por uma parte significativa do financiamento necessário para a realização do evento.

Fonte: CDP 06/07/2009