Rugby - Jogos Mundiais: Sevens de Portugal representam a Europa

 

raguebiA Selecção Nacional, na variante reduzida de sete, vai participar nos Jogos Mundiais, a disputar em Kaohsiung, Taiwan, de 17 a 26 de Julho próximo.

Este ano vão estar representadas 31 modalidades, e o râguebi marca presença com a espectacular variante reduzida, havendo oito selecções a disputar as três medalhas em jogo.


A Taiwan (país organizador) e Japão (convidado) juntam-se mais seis selecções de outras tantas regiões, com Portugal a representar a Europa por ser o actual campeão. Em sete Campeonatos Europeus já disputados, os lobos arrebataram seis títulos, cinco de forma consecutiva, e só a preparação para o Mundial de França'07 custou a única derrota.

O seleccionador nacional, Tomaz Morais, pretende levar a equipa na máxima força, e os trabalhos de preparação recomeçam já na próxima semana, após a primeira etapa do Nacional de sevens, e terão dois objectivos: a final do europeu, em Hanôver (11 e 12 de Julho), e os Jogos Mundiais (24 e 25). "Pretendemos renovar o título na Alemanha e lutar por uma medalha em Taiwan. A equipa que irá aos Jogos Mundiais poderá ser a mesma que vai ao Europeu, dependendo da forma como este correr", notou o seleccionador.

Na luta pelos lugares mais altos do pódio, Portugal vai ter como principais rivais a África do Sul (vencedora do circuito mundial de sevens), Fiji (campeã do Mundo em 2005), Argentina (campeã da América do Sul), Estados Unidos (campeões da América do Norte) e Hong Kong, campeã asiática.

Os Jogos Mundiais disputam-se de quatro em quatro anos desde 1981 (Santa Mónica, Estados Unidos) no ano seguinte aos Jogos Olímpicos, sendo organizados pela International World Games Association (IWGA), com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI).

Esta grande proximidade entre IWGA e COI reforçou o empenho do International Rugby Board nesta prova, que este ano será a derradeira cartada da candidatura da modalidade para se integrar no movimento olímpico.

Fonte: O Jogo 18/06/2009