Desporto para Pessoas com Deficiência - Chuva de Medalhas na jornada inaugural: Ouro e Recorde do Mundo para Paulo Henriques

Portugal entrou com o pé-direito no 1º Campeonato do Mundo de Atletismo IAADS, para atletas com Síndrome de Down. Numa jornada marcada por chuvas diluvianas, os atletas portugueses conseguiram arrecadar 6 medalhas.

O grande destaque individual vai para o atleta natural de Ílhavo, Paulo Henriques que conquistou a medalha de ouro nos 800m batendo o Recorde do Mundo da distância com 3.04.02, retirando mais de 12 segundos a sua anterior marca.

Luís Gonçalves foi medalha de prata aos 100m e é o novo recordista da Europa. O madeirense Francisco Sousa arrecadou duas medalhas para Portugal: prata aos 800m e bronze aos 100m para atletas mosaicos.

No sector feminino destacaram-se Helena Sousa e Milene Patrocínio que no lançamento do dardo conseguiram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Nota ainda para Maria João Silva (4ª classificada no dardo), Bruno Leitão (7º lugar no dardo com recorde pessoal) e Jennyfer Nogueira (8ª nos 100m com recorde pessoal), pelas boas prestações nas finais das respectivas provas.

De referir ainda, que ao fim da 1ª Jornada, Portugal encontra-se no 2º lugar por equipas atrás da selecção da cãs, o México e à frente da Itália.

Hoje tem lugar a 2ª jornada do Campeonato com destaque para as finais dos 400m, dos 1.500m, do lançamento do peso e dos 4x100m masculinos e femininos e ainda do salto em comprimento masculino.

Fonte: FPDPD 10/09/2010