Natação - 4.º Campeonato do Mundo de Síndrome Down: Evento arranca amanhã

O 4º Campeonato do Mundo de Natação para atletas com Síndrome de Down arranca já amanhã, em Albufeira, com a presença de 206 atletas de 24 países e as presenças de Maria Cavaco Silva, Primeira-Dama de Portugal, e Bibá Pitta na Cerimónia de Abertura que decorre pelas 17h30m, nas Piscinas Municipais.

Em Albufeira está tudo a postos para receber o Mundial de Natação e nada foi deixado ao acaso, como refere António Sampaio Maia, Coordenador Geral da Organização e representante da DSISO, a Federação Internacional de Natação para a Síndrome de Down.

"É uma honra para nós, ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), poder receber e organizar este evento no nosso país, todos os pormenores foram estudados cuidadosamente dos pontos de vista desportivo, técnico e logístico. Queremos organizar um evento de grande qualidade" afirmou Sampaio Maia.

Na Cerimónia de Abertura, muitas individualidades irão marcar presença: Maria Cavaco Silva, Primeira-Dama, Bibá Pitta, Diane Dart, Presidente da DSISO, Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, João Pardal, Presidente da ANDDI-Portugal, Major Silva Gomes em representação do Governo Civil de Faro, Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, Presidente da Assembleia Municipal e o restante Executivo da Câmara Municipal.

A equipa portuguesa realizou o último estágio de preparação em Albufeira, onde assistiu também aos treinos de outras delegações. "Estão presentes selecções fortíssimas como a Austrália ou a África do Sul que se apresentam aqui em grande forma" refere José Côrte-Real, Seleccionador Nacional.

A Selecção Nacional é constituída por 18 atletas, 17 dos quais irão competir no Torneio Internacional, prova na qual participam os atletas que alcançaram Mínimos B na qualificação.

Mannie NG é a representante lusa no Campeonato do Mundo e a nadadora está bastante motivada, como salienta José Côrte-Real "A Mannie está muito animada e já tem aqui com ela o seu treinador pessoal e os seus pais. Vamos agora ver como estão os outros atletas que ela irá defrontar".

Mannie NG irá competir nos 50, 100 e 200m bruços e nos 50, 100 e 200m costas e entra em competição no domingo de manhã.

Fonte: Infordesporto 28/11/2008