Ciclismo - Portugal começa europeu com prova de team relay

A Seleção Nacional/Liberty Seguros participa inicia, amanhã, 20 de junho, a participação no Campeonato da Europa de BTT, que se realiza em Berna, Suíça, com a disputa da prova de team relay. As corridas de cross country olímpico (XCO) estão marcadas para sábado e domingo.

O team relay é uma competição por estafetas em que cada equipa de quatro elementos tem de ter pelo menos uma corredora. Portugal vai alinhar com o elite David Rosa, com o sub-23 Mário Costa e com os juniores Ana Tomás e João Cabral. A corrida começa às 18h00 (hora portuguesa).

Além do quarteto que se estreia na quinta-feira, a Seleção Nacional/Liberty Seguros para o Campeonato da Europa é composta pelo sub-23 Gonçalo Amado e pelo júnior João Santos. A equipa portuguesa está na Suíça desde segunda-feira, já tendo feito treinos de reconhecimento no traçado da competição.

“É uma pista muito exigente, tanto em termos físicos como em termos técnicos. Inclui vários obstáculos, alguns naturais e outros artificiais, estes ainda não totalmente instalados. Apesar de o percurso não estar todo ‘montado’, já deu para perceber que é desafiante”, conta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

As provas rainhas do Europeu, as de XCO, vão distribuir-se por sábado e por domingo. No primeiro destes dias, Ana Tomás compete em juniores femininos, às 8h00, João Cabral e João Santos medem forças com os juniores masculinos às 10h00. Na derradeira jornada de competição é a vez de Gonçalo Amado e Mário Costa correrem o Europeu de sub-23, às 7h30, e de David Rosa representar o país, entre a elite, às 13h00. Todos os horários indicados dizem respeito à hora portuguesa.

Fonte: UVP/FPC 19/06/2013