Taça de Pista chega ao fim e época de estrada de paraciclismo começa

O próximo sábado, 8 de março, fica assinalado pela última prova pontuável para a Taça de Portugal de Pista, que vai realizar-se no Velódromo Nacional, Sangalhos. Mas vai também ficar marcado pela Prova de Abertura de Paraciclismo, na vertente de estrada, a disputar em Fafe.

O Velódromo Nacional irá, novamente, encher-se de cor e movimento, com a primeira corrida apontada para as 10h00. As provas vão desenrolar-se até às 13h10, regressando, após o intervalo para almoço, às 14h30. A Taça de Portugal de Pista de 2013 fecha por volta das 20h45, já depois de realizadas as cerimónias protocolares de coroação dos vencedores.

Os paraciclistas das classes C, D e H têm encontro marcado para Fafe. A Prova de Abertura vai começar às 15h00, desenrolando-se num percurso fechado pelo parque da cidade, estando a partida e a chegada instaladas junto ao Pavilhão Multiusos daquela cidade minhota. Os corredores das classes C e D vão percorrer 29,5 quilómetros, enquanto os ciclistas da classe H terão pela frente 19,5 quilómetros.

À margem do arranque da época nacional de paraciclismo, Fafe será palco, na tarde de sábado, do Prémio Cidade de Fafe, corrida de estrada para cadetes. O tiro de partida para os 73,5 quilómetros da competição será dado às 15h00, na Praça 25 de Abril, local que receberá a chegada, pouco antes das 17h00.

O território minhoto vai estar ao rubro durante o próximo fim de semana, com diferentes provas velocipédicas, já que, no domingo, disputa-se na Padela, Barroselas, a segunda etapa do Troféu Nacional de Enduro BTT Vodafone, a partir das 9h00. No mesmo dia, às 13h00, inicia-se o Campeonato Regional do Minho de Downhill, com a disputa do DHI de Barrosas, Felgueiras.

A vertente olímpica do BTT também está em plena atividade, em diferentes regiões do país. Nos Açores corre-se, no domingo, às 10h00, a primeira prova da IV Taça Totalbike de XCO. Em Porto Moniz, disputa-se a segunda prova do Campeonato Regional da Madeira de XCO, no mesmo dia. Em Rio de Mouro, Sintra, também se compete em XCO, a partir das 9h00.

As maratonas e os raids de BTT são outras disciplinas em destaque nos próximos dias. A VI Maratona BTT d’Os Águias de Alpiarça, pontuável para a Taça Regional de Maratonas de Santarém, vai realizar-se no domingo, a partir das 10h00. A Prova de Abertura de Maratonas de Associação de Vila Real também se disputa no domingo, trata-se dos Trilhos de Aguiar, que arranca às 9h30, em Vila Pouca de Aguiar. A Maratona de Odemira partilha a data com aqueles eventos, iniciando-se às 9h00.

O concelho de Barcelos é o local para o Raid BTT Trilho dos Moinhos, agendado para as 9h30 de domingo. S. Martinho do Bispo, Coimbra, será o palco do 4.º Radi BTT Soe e Desce, também marcado para domingo, embora para as 9h00. O Algarve Bike Challenge, corrida de BTT por etapas, dará cor e movimento à serra de Tavira, entre sexta-feira e domingo.

O Dia Internacional da Mulher é na sexta-feira, mas em Vinhais será assinalado no domingo, através do 1.º BTT Feminino e Passeio Pedestre dessa localidade.

Os cicloturistas terão oportunidade de pedalar a Norte e a Sul. No domingo haverá um passeio com partida e chegada na sede da Associação de Cicloturismo do Norte, após ida e volta a Entre-os-Rios. No Algarve é  a sede da União de Ciclismo Tavirense que acolhe a partida e a chegada do XI Passeio Nas Terras de Santa Maria.

Fonte: UVP/FPC 06/03/2013