Ciclismo - Seia vai consagrar campeões nacionais de Cross Country

Os melhores betetistas nacionais estão já em contagem decrescente para o  Campeonato Nacional de Cross Country (XCO), a disciplina do BTT que integra o programa dos Jogos Olímpicos. As corrida vão realizar-se no próximo domingo, em Seia. Até lá, as equipas e os corredores vão treinando na pista daquela localidade beirã.

Estarão em disputa doze títulos individuais e ainda um título colectivo, que será atribuído à equipa mais regular no conjunto das provas a realizar em Seia. Além da entrega das camisolas de campeão e das medalhas aos betetistas que conquistem o pódio, a prova contará com um prémio extra, o Troféu Afonso Costa, que premeia a volta mais rápida.

As corridas irão desenrolar-se num circuito de aproximadamente 6 quilómetros, com partida e chegada junto ao Centro Escolar. Será um traçado com elevada exigência técnica e física, com um acumulado de altitude de aproximadamente 210 metros por cada volta.

No momento da apresentação da prova, o presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, frisou a importância do Campeonato Nacional para o concelho, lembrando o impacto desportivo, económico e simbólico da iniciativa, até por ser um evento integrado na comemoração do Centenário da República. “É a primeira prova de XCO que acolhemos. Fomos contactados pela Federação e o namoro foi breve, resultando rapidamente em casamento. É o que sucede quando as instituições trabalham de boa-fé”, frisou o edil.

“É obrigação da Federação levar a modalidade a todo o país. Em Seia organizamos a prova-rainha do BTT nacional. A conquista dos títulos é mágica para qualquer corredor, que se transforma no rei da modalidade, pelo menos, durante o ano seguinte, em que enverga a camisola de campeão”, afirmou o presidente-adjunto da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

A corrida é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Seia e do Clube de BTT de Seia. O resumo das corridas será emitido na RTP2.

Horários das provas
Corrida 1 – Veteranos A, Veteranos B e C - Dia 18, às 10:00h
Corrida 2 – Cadetes masculinos, Cadetes femininos, Juniores femininos, Sub23 e Elite feminina e Veteranas - Dia 18, às 12:30h
Corrida 3 - Juniores masculinos, Sub-23 masculinos e Elite masculinos - Dia 18, às 14:30h

Horários de cerimónia atribuição prémios
Corrida 1 – Dia 18, às 12:10h
Corrida 2 – Dia 18, às 14:10h
Corrida 3- Dia 18, às 16: 50h

Fonte: UVP/FPC 16/07/2010