Ciclismo - Títulos nacionais a atribuir no Cross-Country e no Downhill Urbano

Rio de Mouro e Alcabideche são as localidades que, este fim-de-semana, atribuem títulos no BTT nacional. Em Sintra disputam-se os nacionais de Cross-Country, em Cascais decide-se o novo campeão de DHU. Na estrada, o destaque é para a Volta a Portugal de Juniores em Vila do Conde. Felgueiras acolhe Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo.

A localidade de Rio de Mouro, em Sintra, acolhe a festa do Campeonato Nacional de Cross-Country (XCO) num circuito florestal na urbe do concelho de Sintra. O programa de dois dias de provas atribui os primeiros títulos no sábado, com a disputa vespertina da corrida de Veteranos (ABC) pelas 15h00. No mesmo dia, pelas 17h00, são atribuídos os títulos nacionais aos cadetes masculinos e femininos.

No Domingo, depois da classe aberta - "promoção" - competem os Juniores Masculinos e a Elite feminina pelas 11h00. Já pelas 14h00 é a vez da principal corrida, juntando os pelotões de atletas Elite e Sub-23 na corrida que determinará os eventuais sucessores de Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira, consagrados em 2008. A prova é organizado pela Montycirclemix sob a égide da UVP- FPC.

Alcabideche capital do Downhill Urbano
Em Cascais, no lugar de Janes (Alcabideche) os melhores pilotos portugueses lutam pelo título nacional de Downhill Urbano (DHU). Uma semana após a atribuição dos títulos no Downhill "tradicional", a variante urbana tem a sua corrida à camisola de campeão nacional a partir das 14h00 de Domingo, estando a manhã reservada para treinos de reconhecimento de pista. Em 2008, em Pinhel, o madeirense Emanuel Pombo, foi o vencedor máximo do campeonato 2008.

Volta a Portugal de Juniores
Na estrada desde quinta-feira, a Volta a Portugal de Juniores prossegue no fim-de-semana com a disputada da terceira e quarta etapa. No sábado, a localidade de Arazede acolhe o contra-relógio individual de 11 quilómetros. Domingo, no fecho da competição, os melhores juniores nacionais compete na quarta e mais selectiva etapa da prova, com 88.1 quilómetros entre Vila do Conde e Guilhabreu para o término da competição.

Encontro Nacional de escolas em Felgueiras
Na formação de novos ciclistas, Felgueiras converte-se por dois dias na capital do ciclismo jovem com a realização do Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, num programa desportivo que abarca competições de estrada e BTT, nas categorias de Iniciados, Inaftis, Juvenis e Cadetes. O programa desportivo inicia-se sábado, pela 15h00, com a primeira prova de Destreza dos Iniciados, prosseguindo com as competições de velocidade de Infantis, contra-relógio de juvenis e Destreza dos Infantis. No domingo, pelas 9h00, as competições de estrada e BTT iniciam-se pelas 9h00 estando a última corrida, a prova de cadetes - 42.5 km - prevista para as 13h00. Todos os eventos decorrerão na área circundante à Zona Desportiva de Felgueiras.

Acompanhe a actividade velocipédica  em www.uvp-fpc.pt

Fonte: UVP/FPC 16/07/2009