Ciclismo - 3.º Down Hill de Esposende: Joel Ferreira reforça liderança

Joel Ferreira venceu o 3.º Down Hill de Esposende e consolidou a liderança do Campeonato Regional do Minho de BTT. Paulo Santos (juniores), Nuno Machado (cadetes), Pedro Sarabando (veteranos A) e Diana Rodrigues também repetiram as vitórias conseguidas na anterior prova do Campeonato. Em Esposende Antero Oliveira venceu em veteranos B e Bruno Ferreira em promoção.

O 3.º Down Hill de Esposende integrou uma descida nocturna no dia 20 de Junho e a prova do Campeonato Regional do Minho de BTT no Sábado. Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Esposende e Esposende 2000, o 3.º Down Hill de Esposende disputou-se no Monte Senhora da Guia (Belinho / Esposende), um local com vista privilegiada para o mar que reúne condições excepcionais para a prática do BTT.

A par das componentes de espectáculo, competitividade e emoção, o 3.º Down Hill ficou também marcado pela presença de elevado número de participantes e de público. Disputaram a prova do campeonato 149 atletas, tendo participado na descida nocturna os detentores dos 100 melhores tempos obtidos numa manga única de qualificação realizada durante a tarde.

Na prova do Campeonato Regional do Minho de BTT, Joel Ferreira (Infobtt.com / Associação Radical) foi o mais rápido nas duas mangas da competição, obtendo o melhor tempo absoluto nas duas descidas. Joel Ferreira ascendeu este ano à categoria de Sub-23 e no ano passado, competindo na categoria de juniores em representação da Associação Desportiva de Amarante/Team Bike Zone/Scott, sagrou-se Campeão Nacional de Down Hill (DH e DHU) e Vice-Campeão Regional do Minho. Além da vitória na prova do Campeonato, Joel Ferreira venceu a descida nocturna em elites.

Pedro Rodrigues (Cycles Oliveira / Auto Portucalense) obteve o segundo melhor registo na categoria de elites e Rui Rodrigues (Restauradores Granja/Centro Óptico de Fafe), Vice-Campeão Regional do Minho do ano passado, quedou-se pela terceira posição.

Paulo Santos (Team Guimarães / Freeride.com) venceu na categoria de juniores com o segundo melhor tempo absoluto da competição a escassíssimos 00:00,2 do tempo averbado por Joel Ferreira na categoria de elites.

O atleta da equipa de Guimarães foi o melhor na descida de Esposende em juniores e conquistou a segunda vitória no Campeonato, assim como também venceu a descida nocturna realizada na véspera. Francisco Castro (Motor Clube de Felgueiras) foi o segundo classificado, pertencendo o terceiro lugar do pódio a João Pinto João Pinto (Restauradores Granja/Centro Óptico de Fafe), Campeão Regional do Minho de cadetes em 2008.

Pedro Sarabando (Restauradores Granja/Centro Óptico de Fafe), em veteranos A, também repetiu em Esposende a vitória alcançada em Fafe, aquando da primeira prova do campeonato de Down Hill. Na primeira descida Pedro Sarabando efectuou o segundo melhor tempo absoluto mas foi relegado para a quarta posição absoluta depois da segunda manga em que não foi além do sétimo melhor tempo.

O Campeão Regional no ano passado, Ricardo Soares (Team Guimarães/ Freeride.com), repetiu a segundo lugar no Campeonato e Adolfo Silva (Cycles Oliveira / Auto Portucalense) foi o terceiro classificado. Na descida nocturna Sérgio Couto (Candibyke) foi o melhor em veteranos A.

Antero Oliveira (Casa Povo Vizela/ PC Bike Team), segundo classificado na prova de Fafe, venceu em Esposende na categoria de veteranos B, ficando João Almeida (Restauradores Granja/Centro Óptico de Fafe) no segundo posto e José Rodrigues (Santa Cruz/Bicicastro) no terceiro. Antero Oliveira também venceu a descida nocturna na sua categoria.

Em cadetes, Nuno Machado (Team Bike Zone/ Scott/ A.D.A) somou a segunda vitória no Campeonato Regional do Minho, ocupando as restantes posições do pódio Carlos Castro (individual) e João Ribeiro (Casa Povo Vizela/ PC Bike Team). A descida nocturna foi ganha por Ricardo Viana (individual).

Diana Rodrigues (Team Mondraker) foi a vencedora em femininos na prova do campeonato e na descida nocturna, o mesmo acontecendo com Bruno Ferreira em promoção. Nesta categoria e na prova do campeonato André Filipe Silva foi segundo e Marcelo Augusto terceiro.

Na classificação colectiva, a vitória no 3.º Down Hill de Esposende foi da equipa Restauradores da Granja/ Centro Óptico de Fafe, enquanto a Casa do Povo de Vizela/ PC Bike Team obteve o segundo lugar e o o Team Guimarães/ Freeride.com o terceiro.

Fonte: UVP/FPC 23/06/2009