Ciclismo - Rankings Nacionais: Vencedores da Taça comandam

Marco Cunha (Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia) é o primeiro entre os corredores das equipas de clube (vulgo sub-23), Amaro Antunes (Crédito Agrícola/Alcobaça) lidera em juniores e Leonel Coutinho (Sprint Bike/Ciclomotores Campeã/CC Vila Real) vem sendo o mais regular entre os cadetes.

Marco Cunha soma 79 pontos, tendo como principais adversários Daniel Mestre (Tavira-Palmeiras Resort) e Márcio Barbosa (Benfica). O corredor da equipa algarvia aestá a uma distância de oito pontos, ao passo que o benfiquista já acumula um atraso de 23 pontos.

Daniel Mestre denota uma assinalável regularidade, tendo conseguido pontuar em seis das sete corridas contabilizadas para efeitos de ranking. Apesar de ter pontuado apenas em cinco, o velocista Marco Cunha logrou mais vitórias e lugares cimeiros, pelo que é o líder incontestado.

Os juniores já disputaram oito competições pontuáveis para o ranking do escalão, verificando-se um domínio claro do Crédito Agrícola/Alcobaça, apesar de uma tenaz oposição da Silva & Vinha/ADRAP. Amaro Antunes já amealhou 165 pontos, que lhe dão um confortável avanço de 27 sobre o companheiro de equipa Fábio Silvestre. Seguem-se dois corredores da Silva & Vinha/ADRAP, Daniel Freitas (menos 29 pontos do que o líder) e Luís Afonso (a 49 pontos de Antunes).

Leonel Coutinho só não ganhou uma das seis provas de cadetes contabilizadas para o ranking nacional. Assim, é natural que ocupe o primeiro posto com larga margem sobre os adversários.

O transmontano soma 117 pontos, mais 52 do que o rival que o persegue mais de perto, Rafael Reis (Munditubo/Barão do Sul/Paio Pires). O pódio completa-se com José Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), que conseguiu já 63 pontos.

Fonte: UVP/FPC 18/06/2008