Volta à Bairrada - Pelotão nacional compete na região bairradina

A primeira edição da Volta à Bairrada vai disputar-se no dia 16 março, num traçado de 161,5 quilómetros, com partida do Luso e chegada na Mealhada. Vão participar todas as equipas profissionais e de clube portuguesas.

A corrida terá início às 11h55, com a saída do pelotão da Avenida Emídio Navarro. A chegada, na Avenida 25 de Abril, Mealhada, está prevista para as 15h40. Os ciclistas vão enfrentar um percurso seletivo, com duas contagens de montanha nos últimos 40 quilómetros. A derradeira subida pontuável está colocada no Alto da Sula, apenas a 10,6 quilómetros da meta, antevendo-se que seja um ponto nevrálgico na seleção dos homens que vão discutir a vitória.

A prova, que irá percorrer os municípios da região da Bairrada, terá ainda quatro metas volantes, que prometem animar a competição ao longo de toda a viagem. A primeira meta intermédia surge logo ao quilómetro 9,3, na Mealhada, a segunda está instalada em Pisão, ao quilómetro 16,5. Seguem-se uma meta volante em Cantanhede, ao quilómetro 31,7, e a última em, Famalicão, Anadia, quando estiverem percorridos 107,4 quilómetros.

Até ao momento está confirmada a participação de onze equipas, às quais poderão vir a juntar-se blocos amadores espanhóis. Vão correr os seis coletivos profissionais lusos, Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular, assim como as cinco equipas de clube (sub-23) nacionais, Anicolor, Atlantic Service/Clube Xelb, CC José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM e UC Maia/Bicicletas Andrade. 

A Volta à Bairrada vai premiar o vencedor da classificação geral individual, que será o primeiro corredor a cortar a meta, assim como o melhor sub-23. Haverá ainda uma classificação coletiva absoluta e uma classificação das equipas de clube. Subirão ainda ao pódio os vencedores das classificações da montanha e das metas volantes.

Fonte: UVP/FPC, 03/03/2014