Cinco provas internacionais de pista em Portugal

rui-oliveiraO Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, será palco de cinco competições que integram o calendário internacional de pista de 2014/2015. A primeira dessas provas é o Campeonato da Europa para sub-23 e juniores, que se realiza em Portugal, entre 22 e 27 de julho, pelo quarto ano consecutivo, numa demonstração de confiança da União Europeia de Ciclismo na capacidade organizativa da Federação Portuguesa de Ciclismo e na excelência do velódromo bairradino.

Depois da realização do Europeu, destaca-se o Troféu Litério Marques, entre 19 e 21 de dezembro, uma competição de classe 1 mundial.

Outra novidade é o facto de a Taça de Portugal de Pista ser totalmente internacional, o que é inédito. A primeira prova da Taça corre-se no dia 15 novembro e é de classe 3, a segunda, também de classe 3, está agendada para 10 de janeiro de 2015. A Taça de Portugal termina nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2015, com uma competição de classe 2.

A construção do Velódromo Nacional, em 2009, permitiu o relançamento da vertente de pista em Portugal. Os resultados começaram a surgir em 2013. Rui Oliveira conquistou a medalha de prata na disciplina de scratch, no Campeonato da Europa de Juniores. No mundial da mesma categoria etária, Ivo Oliveira, irmão gémeo de Rui, foi o terceiro classificado na corrida por pontos.

A evolução do ciclismo luso de pista, tendo em vista a tentativa de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016, passa por um incremento da experiência internacional dos melhores corredores portugueses. É nesse quadro que se inserem as provas internacionais a disputar no Velódromo Nacional.

Além de contribuir para o desenvolvimento do ciclismo de pista em Portugal, a internacionalização das provas a disputar no Velódromo Nacional contribui para dinamizar a economia da região bairradina.

Fonte: UVP/FPC, 04/02/2014