Canoagem - Regatas em Linha: Montemor-o-Velho recebeu Controlo Internacional

A FPC realizou no passado Sábado, dia 20 de Dezembro, a II Edição do Controlo Internacional de 2000 metros em Montemor-o-Velho.

A Edição 2008 desta competição contou com a presença de atletas da equipa Nacional Portuguesa, Espanhola e Russa, tendo também participado atletas de clubes Portugueses e espanhóis. De destacar a presença do clube kayak Tudense, campeões nacionais de Espanha.

Esta prova contou com um contra relógio de 2000 metros, seguido de finais de 2000 metros nas diferentes categorias.

Em K1 Sénior, José Ramalho do CF Vilacondense foi o vencedor, com o melhor tempo da geral, seguido de Hugo Guedes em representação de Portugal e de Andrey Shkiotov, da seleccção Russa.

Em K1 Júnior o vencedor do contra relógio foi o espanhol Oscar Carrera do Kayak Tudense, seguido do português Rui Silva e de Luis Branco também do Kayak Tudense.

Em C1 Sénior, onde não houve representação Portuguesa, o vencedor do contra relógio foi o russo, Danila Ermakov da seleccção Russa, seguido de Jose Bouza e Ilya Shtokalov em representação da Federação Galega de Piraguismo e Selecção Russa respectivamente.

Em C1 Júnior o destaque do contra relógio foi para os atletas espanhóis, Jacobo Dominguez e Angel Palomino e ainda para o atleta do GICA, Diogo Ferreira.

No sector feminino, Anastasia Sergeeva foi a vencedora do contra relógio, em representação da selecção russa. Beatriz Gomes e Joana Sousa de Portugal foram 2.ª e 3.ª classificadas.

Finalmente no escalão Júnior, Joana Vasconcelos esteve em grande destaque ao vencer o contra relógio, seguida por Kira Stepanjva da Rússia e de Mafalda Ribeiro.

Depois de realizado o contra relógio, foram apurados os melhores 9 atletas de cada categoria, para a realização das respectivas finais. No caso do K1 Sénior, foram apurados 24 atletas, divididos por final A e B.

Iván Alonso, da Federação Galega de Piraguismo foi o vencedor da grande final do K1 Sénior, ao vencer Hugo Guedes e José Ramalho já nos últimos metros da prova.

No C1 Sénior, Jose Bouza levou a melhor sobre os seus adversários, vencendo a Final A.

Em C1 Júnior Jacobo Dominguez não teve dificuldades em vencer a competição, tendo o português Diogo Ferreira terminado em 3º lugar.

Em K1 Sénior Feminino, Beatriz Gomes foi a vencedora, deixando para segundo lugar a russa Anastasia Sergeeva. Teresa Portela ficou na terceira posição.

Em K1 Júnior Feminino, Joana Vasconcelos demonstrou a sua superioridade, terminando mais uma vez em 1.º lugar, a mais de 8 segundos da russa Kira Stepanjva.

Fonte: FPCanoagem 22/12/2008