Canoagem - Emanuel Silva preparado para atacar Pequim'2008

O jovem canoísta Emanuel Silva (22 anos) está a cem por cento para enfrentar o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim deste ano, durante os europeus que estão a decorrer em Milão, Itália. 
Image 
12/05/2008 CANOAGEM
Europeus
O jovem canoísta Emanuel Silva (22 anos) está a cem por cento para enfrentar o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim deste ano, durante os europeus que estão a decorrer em Milão, Itália.

"Estou bem física e mentalmente. Como o aço! A preparação correu bem, estou de cabeça limpa e confiante. Vou competir de consciência tranquila, sem stress ou nervosismo porque sei o que fiz", disse o atleta que surpreendeu com o sétimo lugar em Atenas'2004, na altura com apenas 18 anos.

Para os 1.000 metros (a sua distância predilecta) há quatro vagas, enquanto para os 500 estão disponíveis apenas três: "Se não houver surpresas, seremos uns seis a lutar pelos lugares".

O apuramento vai ter a particularidade de decorrer na primeira aferição de nível competitivo esta época, uma vez que até agora não houve outras provas para avaliar a concorrência, nem as habituais Taças do Mundo. "Competimos todos em igualdade de circunstâncias. Ninguém sabe como estão os adversários. Sinto-me bem. Tenho evoluído nos tempos em relação aos anos anteriores. Espero confirmar isso em Milão", prosseguiu.

Ao contrário do que esperava, Emanuel Silva falhou a qualificação directa nos Mundiais de 2007 na Alemanha: "Houve falhas, algo se passou. O barco não andou. Trabalhei imenso, mas não me senti bem. Já discuti isso com o meu treinar e já fizemos as mudanças adequadas". "De qualquer forma, não foi um ano perdido, pois o trabalho ficou cá, no corpo. Estou convicto que o apuramento apenas foi adiado", acrescentou.

Emanuel Silva considera benéfico o facto de neste momento poder estar a ser encarado pelos adversários como um "outsider": "Não fui dos primeiros a ficar de fora. Os favoritos são os outros. Há quem pense que estou acabado. Vou aproveitar essa eventual displicência alheia para provar o contrário". "Acredito sempre no meu valor. Trabalhei para um objectivo e confio que vou conseguir. Se algo correr mal, tenho mãos para trabalhar e uma família à espera. A vida continua", vincou o atleta que em Milão vai ter, mais uma vez, a companhia do pai e do tio.

Apesar de ainda não ter garantido o apuramento, Emanuel Silva já pensa em Pequim'2008, onde acredita que pode "melhorar o sétimo lugar de Atenas2004", na altura em K1 1.000 metros. "Todos lutam pelo mesmo. Treinam e têm os mesmos objectivos. Houve quatro anos de trabalho para chegar a esta fase no máximo das capacidades. As medalhas não se prometem, conquistam-se", vincou.

Emanuel Silva confia que haverá mais colegas de selecção a apurar-se: "Portugal já tem vários talentos, o que é muito benéfico para a canoagem. O nível médio geral subiu bastante e todos têm a ganhar com isso. Confio que podemos levar uma equipa a Pequim2008".

Em Milão, Portugal vai ser representado ainda pelo K2 Leonel Correia/Pedro Santos e o K4 Helena Rodrigues/Teresa Portela/Joana Sousa/Beatriz Gomes. Esta embarcação vai ser depois dividida no K1 Teresa Portela e no K2 Helena Rodrigues/Beatriz Gomes.

Fonte: Infordesporto 12/05/2008