3 Atletas Portugueses nos primeiros lugares do Ranking da Federação Internacional de Canoagem

Balanço das Primeiras Competições Internacionais da Época
3 Atletas Portugueses nos primeiros lugares do Ranking da Federação Internacional de Canoagem

Terminou no passado fim-de-semana a participação Portuguesa nas Taças do Mundo de Velocidade. Depois das três medalhas conquistadas em Milão e de outras três conquistadas em Racice (Republica Checa), a Equipa Nacional da Especialidade de Pista, participou no último fim-de-semana na última das Taças do Mundo, em Szeged – Hungria, tendo conseguido a conquista de mais uma medalha de bronze, por intermédio da canoísta Teresa Portela.

Apesar da participação da equipa nacional ter estado condicionada pela ausência, devido a lesões, de dois dos seus mais importantes atletas, João Ribeiro e Joana Vasconcelos, o que impossibilitou a participação com algumas das suas tripulações mais competitivas, Portugal conclui a sua presença nas Taças do Mundo de Velocidade 2014, com um total de 7 medalhas no somatório das três competições.

No ranking da ICF, que faz a soma das pontuações obtidas pelos atletas que se apuram para as Finais A, nas principais competições internacionais, 3 canoístas Portugueses aparecem em lugares de destaque. Hélder Silva é o atleta nacional até agora mais cotado, figurando no 3º lugar da lista, na especialidade de canoa, com um total de 13 pontos, com o ranking a ser liderado pelo Alemão, Campeão Olímpico, Sebastian Brendel. Nos kayaks masculinos, Fernando Pimenta aparece no 4º posto, com 14 pontos e no sector feminino Teresa Portela aparece numa excelente 6ª posição.

A equipa nacional que esta semana já retomou os seus trabalhos, com o estágio dos kayaks masculinos, aos quais se juntam para a próxima semana os kayaks femininos e as canoas, definidas que estão as embarcações individuais, irá agora centrar muito do seu trabalho na preparação de embarcações de equipa, com vista a uma participação mais alargada no Campeonato da Europa que se realiza entre os dias 11 e 13 de Julho em Brandenbourg na Alemanha, cujo principal objetivo passa pelo apuramento para os Jogos Olímpicos Europeus de Baku no Azerbeijão. A época termina com o Campeonato do Mundo, que terá lugar em Moscovo, de 7 a 10 de Agosto.

Medalhas nas Taças do Mundo 2014:
K1 5000 metros - Fernando Pimenta - Medalha de Prata( Taça Mundo I)
K2 500m - Emanuel Silva / Fernando Pimenta - Medalha de Prata (Taça Mundo II)
K1 1000m - Fernando Pimenta - Medalha de Bronze ( Taça Mundo I)
K1 1000m - Fernando Pimenta - Medalha de Bronze ( Taça Mundo II)
K2 500m - Emanuel Silva / Fernando Pimenta - Medalha de Bronze (Taça Mundo I)
C1 200m - Helder Silva - Medalha de Bronze ( Taça Mundo II)
K1 500m - Teresa Portela - Medalha de Bronze ( Taça Mundo III)

Fonte: FPCanoagem, 28/05/2014