Automobilismo - GP2 Series: Ocean disputa 2ª etapa no Mónaco

A Ocean Racing Technology corre este fim-de-semana a segunda etapa da GP2 Series. A equipa portuguesa está determinada a pontuar naquele que é um dos traçados mais exigentes do campeonato.

Esta será a estreia da Ocean em circuitos citadinos, que constituem um desafio acrescido tanto para engenheiros e mecânicos como para os pilotos. Os dois homens que comandam os volantes dos monolugares da equipa conhecem bem as curvas monegascas. Álvaro Parente, quer manter a tradição e sair do Mónaco com pontos na bagagem:
"As últimas vezes que corri no Mónaco as coisas correram-me bem e espero que desta vez aconteça o mesmo. É a segunda corrida da temporada e penso que temos condições para fazer um bom resultado. Sabemos que a qualificação será ainda mais determinante, porque neste traçado as hipóteses de ultrapassagem são muito reduzidas e por isso um resultado menos positivo pode comprometer a corrida", lembrou Álvaro Parente.

Também Karun Chandhok reconhece a exigência do circuito do Mónaco. O piloto indiano sente-se como em casa quando corre nas estreitas e sinuosas artérias de Monte-Carlo. Karun, que em 2008 subiu ao pódio, está confiante num bom resultado e espera poder contar com a experiência adquirida nos dois últimos anos em competiu na GP2. Se na etapa inaugural, há duas semanas em Barcelona, Karun disse que o Circuito da Catalunha não o preenchia, agora é notória a paixão com que fala deste clássico:
"O Mónaco é um dos meus circuitos preferidos. É, de facto, muito especial. O traçado é espectacular, no que toca a pilotagem e se algum piloto disser que não gosta de correr aqui então deve ter algum problema. Um dos maiores privilégios desta profissão é poder correr em locais como Spa, Silverstone e Mónaco. Neste caso, a proximidade dos muros e barreiras fazem com que qualquer erro, por mínimo que seja, se pague bem caro. Em Valência ainda temos alguma margem de erro, mas aqui é preciso ter nervos de aço e não falhar. Gosto disso", assumiu Karun Chandhok.
A equipa de Tiago Monteiro e José Guedes aposta numa boa afinação para entrar forte nesta segunda etapa da GP2 Series. À experiência de Karun Chandhok e Álvaro Parente junta-se a de Tiago que conhece bem as armadilhas e os pontos mais sensíveis da pista.

As previsões da meteorologia apontam para um fim-de-semana sem vestígios de chuva. O céu deverá estar pouco nublado e a temperatura máxima rondará os 25ºC.

Em Portugal, a GP2 Series tem transmissão nos canais SportTV. Ao contrario do que é habitual, no Mónaco a qualificação terá lugar na quinta-feira, às 15h15, e poderá ser vista em directo na SportTV 1. Sexta-feira, às 10h15 os pilotos partem para a primeira corrida que chega a Portugal na SportTV 1, enquanto no Sábado será a SportTV 3 a acompanhar a segunda corrida, às 15h00.

O principado do Mónaco está em contagem decrescente para um dos fins-de-semana do ano com mais glamour. A chegada da Fórmula 1 e também da GP2 Series traz um novo colorido à região e a oportunidade de admirar dois campeonatos que nesta temporada se afiguram particularmente competitivos.

Fonte: Infordesporto 20/05/2009