Confederação do Desporto de Portugal
 
CDP Comunicação e Marketing Notícias Desporto FPAutomobilismoK Automobilismo - Beirão e Araújo dividem vitórias nos Clássicos 1300

Automobilismo - Beirão e Araújo dividem vitórias nos Clássicos 1300

O Circuito ACDME 1 marcou também o início da época 2009 dos Campeonatos de Portugal de Clássicos – Circuitos e Clássicos 1300 – Circuitos, com este último a mostrar-se muito disputado, com dois pódios diferentes e animadas lutas.

Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint) foi o grande vencedor do primeiro embate depois de quente duelo com Miguel Ferreira (Ford Escort 1.3). Ferreira começou melhor, largando de segundo para assumir a liderança da prova, mas a falta de combustível no final ditou o triunfo de Beirão após várias curvas com os dois quase colados e com apenas 0,027s a separar ambos os pilotos aquando da bandeira de xadrez. Já Vítor Araújo (Datsun 1200), com pneus usados teve de se contentar com o terceiro posto, um resultado que não o deixou muito satisfeito a julgar pela decisão tomada para a segunda corrida.

Já com pneus novos, Araújo disparou para primeiro e desde logo tratou de se isolar na frente da corrida para a vencer com quase 2,5 segundos de margem. Enquanto isso, atrás de si, Beirão tentava voltar a superiorizar-se, mas tal não haveria de acontecer com o piloto a terminar em segundo. Já Freitas, com problemas a obrigarem-no a largar da via de boxes, teve de fazer grande recuperação, logrando terminar num meritório terceiro posto.

Olhando às diversas Categorias do campeonato, Araújo e Ferreira averbaram um primeiro e um segundo lugar cada um nos Históricos 74, com António Magalhães (Datsun Coupé) e Fernando Becedas (Datsun 1200) a serem os terceiros classificados na primeira e segunda corrida, respectivamente. Já nos Clássicos 71 Fernando Soares (Austin Cooper S) foi o vencedor das duas tiradas, com Veloso Amaral (Hilman Imp) e Miguel Barata (Datsun 100 A) a somarem um segundo e um terceiro lugar cada um na primeira e segunda corridas, respectivamente. Enquanto isso, nos H81 Beirão somou dois triunfos, batendo João Ramos na primeira corrida, que 11 anos depois regressou à Velocidade agora aos comandos de Toyota Starlet.

Menos emotivo foi o embate nos mais musculados Clássicos. Carlos Barbot, com o potente Lola T70, venceu as duas corridas sem problemas, o que se traduziu também no triunfo entre os Históricos 71. Atrás de si nas duas corridas, e pela mesma ordem à geral, ficaram Carlos Santos (Porsche RSR), Joaquim Jorge (Ford Escort RS) e António Nogueira (Ford Escort), simultaneamente os três primeiros dos H74. José Luís Moura (Ford Escort RS) foi, em ambos os embates, o quinto da geral e, consequentemente, o vencedor dos Clássicos 81, enquanto Rui Macedo Silva (Porsche RSR) foi sempre sexto, com as diferenças nas classificações das duas corridas a surgirem apenas a partir da sétima posição para baixo.

Pedro Fins (Lotus Elan 26 R) e Francisco Pinto (BMW 2002) secundarão Barbot no pódio dos H71 na primeira corrida, enquanto na segunda tais posições couberam a Jorge Guimarães (Volvo 122) e Francisco Abreu (Ford Capri RS 2600). Quanto aos Clássicos 81, Kiko Mora (Porsche RSR 911) e Ribeirinho Soares (Porsche 934) completaram o primeiro pódio, enquanto Ribeirinho Soares (Porsche 934) ficou à frente de Mora no pódio do segundo embate.

Fonte: FPAK 02/04/2009

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Multicert. Logótipo da MDS.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".
Este site utiliza cookies para ajudar a sua experiência de navegação. Ao navegar sem desativar os cookies, estará a concordar com a nossa política de cookies e com os nossos Termos, Condições e Política de Privacidade.