Automobilismo - Peres fecha ano com chave de ouro

Pedro Peres esteve em excelente plano no Rali Cidade de Gondomar, derradeira prova da segunda temporada do Campeonato Open de Ralis. Já com o ceptro garantido na pretérita jornada, não foi por isso que o piloto do Ford Escort Cosworth deixou os créditos por mãos alheias e rodou para a oitava vitória do ano.

O bicampeão começou a prova do Gondomar Automóvel Sport a ganhar ao ser o mais lesto na Super Especial, continuando depois a amealhar importantes segundos para concluir com mais de dois minutos e meio de margem sobre os demais, isto apesar das condições enlameadas do piso.

Com o vencedor cedo a ser conhecido, o interesse da prova mudou para a luta pela terceira posição do campeonato, isto porque o segundo também já estava decidido fruto da vantagem pontual Jorge Santos. João Ruivo e Luís Mota encetaram então interessante duelo. O piloto do Fiat Stilo Multijet começou melhor, mas o homem do Mitsubishi Lancer Evo IV cedo respondeu. Sem dar hipóteses a Ruivo, Mota atacou após a segunda Especial e colocou-se no segundo posto da tabela classificativa para aí terminar a prova com cerca de minuto e meio de margem.

Contudo, o resultado não foi o bastante para Mota garantir o terceiro posto no Campeonato uma vez que ambos terminaram empatados como, tal como começaram a prova. Os pontos somados à classe por parte de Ruivo permitiram a igualdade pontual entre os dois e com a vitória do piloto do Fiat Stilo Multijet na primeira prova do ano deu-lhe a vantagem no desempate.


Fonte: FPAK 11/12/2008