Confederação do Desporto de Portugal
 
CDP Comunicação e Marketing Notícias Desporto FPAutomobilismoK Automobilismo - Emoções resistentes no Estoril

Automobilismo - Emoções resistentes no Estoril

O Campeonato de Portugal de Resistência, competição que veio substituir o antigo Open de Velocidade mas num formato diferente, teve início no passado domingo no Circuito do Estoril com o Circuito MCE 1. Uma ronda que não contou com grande ajuda do tempo (muitas nuvens, nevoeiro e até mesmo alguns chuviscos), mas não foi por isso que a prova se revelou menos interessante, com as vitórias a serem repartidas, tanto à geral, como no que toca aos Sport e Protótipos.

No primeiro embate do dia, ainda com temperaturas relativamente amenas e pista seca, foi a dupla Hugo Pereira/Filipe Carrasco (Radical SR 3) quem levou a melhor. Partindo da pole, os pilotos assumiram a liderança logo na partida para não mais a perderem, a não ser aquando da paragem obrigatória de pilotos, averbando, assim, o triunfo também entre os Sport e Protótipos. Um resultado que se deveu, em boa parte, aos problemas de pneus sentidos pelos irmãos Paulo e Rui Ramalho. Mais habituados que estão às tiradas do Campeonato de Portugal de Montanha, os dois homens do Juno SSE CN não fizeram a melhor escolha de pneus, tendo de recorrer a borrachas usadas de um dos carros da também nova Fórmula Júnior FR 2.0 2008, o que afectou o comportamento do carro e ditou o segundo posto na categoria e o terceiro da geral.

Para esquecer foi a prova de Fernando Gaspar e do seu filho Fernando Mayer Gaspar. Um cabo partido no Fórmula G Phasar K1 entrou em contacto com a bateria e provocou um curto-circuito que só permitiu a realização de algumas voltas no final da corrida para avaliar o estado da reparação com vista ao segundo embate.

Enquanto isso, e no que toca aos Turismos e GT, António Nogueira não começou da melhor forma. O piloto atrasou-se a sair da via de boxes para a formação da pré grelha, vendo-se obrigado a abdicar da terceira posição que tinha assinado na qualificação para partir do final do Pit Lane com o seu Marcos G7 LM600. Nogueira, contudo, não demorou a recuperar e ao cabo de três voltas era já terceiro da geral, ascendendo depois ao segundo posto da geral, e primeiro da categoria, já na segunda fase da corrida. Sem argumentos para responder ao andamento do Marcos, a dupla Pedro Marreiros/Tiago Raposo Magalhães (Caterham Academy) entrou em animado despique com Carlos Faria (Caterham Academy), com este último a acabar por perder a posição nos últimos metros da corrida, concluindo no mais baixo do pódio e em quinto da geral.

Ao final da tarde era chegada a vez da segunda tirada de 50 minutos da primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Resistência, já com algum nevoeiro na pista e zonas molhadas devido a uma chuva muito ligeira que se fez sentir. Com condições diferentes, e já com alguns quilómetros efectuados, os resultados sofreram algumas alterações face à primeira corrida.

António Nogueira mostrou que o alvitre da primeira corrida estava certo e, agora já sem partir da via das boxes, triunfou à geral sem qualquer problema. Vindo da 15ª posição da grelha (face à total inversão da grelha em relação à classificação da 1ª corrida), Nogueira era primeiro ao cabo de quatro voltas. Enquanto o homem do Marcos somava o segundo triunfo do dia nos Turismos e GT, José Carvalho (Caterham SV) era um tranquilo segundo (5º à geral) e José Quaresma (Caterham Academy) fechava o pódio da categoria ao ser o sexto da geral a cruza a meta.

Também diferente foi o desfecho da corrida no que toca aos Sport e Protótipos. Os irmãos Paulo e Rui Ramalho, apesar de rodarem com pneus que não eram os ideais (os mesmo Slick usados da primeira corrida), lograram positivo triunfo na classe, batendo, com uma volta de avanço, a dupla Hugo Pereira/Filipe Carrasco. Os vencedores da primeira tirada competitiva do dia fizeram uma má escolha de pneus e tiveram ainda de parar nas boxes para resolverem um problema com a carenagem, o que lhes custou muito tempo. Já os pai e filho Fernando Gaspar tiveram uma corrida mais positiva. Ultrapassados os problemas eléctricos, os dois pilotos lograram fazer a prova toda e terminar de novo em terceiro da classe e em quartos da geral, logo atrás dos homens do Radical SR 3.

Classificação – Corrida 1: 1º Hugo Pereira/Filipe Carrasco (Radical SR3), 50m16,000s; 2º António Nogueira (Marcos LM 600), a 17,270s; 3º Paulo Ramalho/Rui Ramalho (Juno), a 1 volta; 4º Pedro Marreiros/Tiago Magalhães (Caterham Academy), a 3 voltas; 5º Carlos Faria (Caterham Academy), a 3 voltas; 6º José Carvalho (Caterham Academy), a 3 voltas; 7º Nuno Carvalho (Caterham Academy), a 3 voltas; 8º André Marques/Nuno Santos (Caterham Academy), a 3 voltas; 9º Tiago Brandão/Monteiro da costa (Caterham Academy); 10º Isaac Chande (Caterham Academy) a 4 voltas. Classificam-se mais sete equipas. Corrida 2: 1º António Nogueira (Marcos LM 600), 50m33,000s; 2º Paulo Ramalho/Rui Ramalho (Juno) a 1m45,914s; 3º Hugo Pereira/ Filipe Carrasco (Radical SR3), a 1 volta; 4º Fernando Gaspar/Fernando M Gaspar (formula G phasar), a 3 voltas; 5º José Carvalho (Caterham Academy), a 3 voltas; 6º José Quaresma (Caterham Academy), a 3 voltas; 7º Nuno Carvalho (Caterham Academy), a 3 voltas; 8º André Marques/Nuno Santos (Caterham Academy), a 3 voltas; 9º Carlos Faria (Caterham Academy), a 3 voltas; 10º Isaac Chande (Caterham Academy), a 3 voltas. Classificara-se mais sete equipas.

Fonte: FPAK 19/08/2008

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Multicert. Logótipo da MDS.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".
Este site utiliza cookies para ajudar a sua experiência de navegação. Ao navegar sem desativar os cookies, estará a concordar com a nossa política de cookies e com os nossos Termos, Condições e Política de Privacidade.