Automobilismo - Emoções do OffRoad internacional começaram em Foz Côa

O Foz Côa Automóvel Clube foi, desta feita, responsável pela primeira prova do Campeonato da Europa de Autocross que se disputou no passado fim-de-semana e se revelou rico em emoções. Aliás, a instabilidade do tempo, vários problemas mecânicos e boa dose de acidentes acabaram mesmo por levar a alguns atrasos, situações às quais os organizadores responderam da melhor forma.

Introduções à parte, o lituano Nerijus Naujokaitis (VW Polo) começou a defesa do título da melhor forma com a vitória em Foz Côa, batendo o checo Václav Fejfar (Skoda Fabia) por uns expressivos 7,109s, e o italiano Christian Giarolo (Ford Focus). O lituano foi o mais forte do fim-de-semana e só se deixou bater na primeira manga, pelo que se deverá apresentar muito moralizado em Murça já neste fim-de-semana para a segunda ronda do Europeu.

Enquanto isso, na categoria principal da modalidade, a Divisão 3, a vitória ficou nas mãos do vice-Campeão Bernd Stubbe. O alemão, aos comandos do seu Fast Speed Stubbe, levou a melhor sobre os checos Petr Turek (BMW 2400) e Pert Bartos (Ford RS Cosworth). Apesar de ter apresentado tempos mais rápidos que Stubbe nas segunda e terceira mangas, a verdade é que o Campeão Bartos não começou bem a temporada, pois, ao contrário do vencedor da Final, apenas conseguiu triunfar na primeira manga de qualificação enquanto o germânico esteve em melhor plano.

No que toca à 3A, o checo Ladislav Hanak (VW) foi o grande vencedor da Final, mas por meros 2,576s de margem sobre o germânico Christian Freischland (Bachl VW), com este a revelar-se mais forte que o compatriota Michael Buddelmeyer (VW).

Já no que respeita ao Crosscar, Luís Caseiro (ASK 600) levou de vencida a ronda competitiva, relegando Valter Cardoso (Atmos EVO) e Mauro Reis (H Sport) para as restantes posições do pódio.

Fonte: FPAK 18/04/2008