Atletismo - Universíadas: Nelson Évora: "Nesta Selecção todos temos o mesmo patamar"

Foi ontem apresentada em conferência de Imprensa, no Estádio Nacional, a delegação portuguesa que vai participar nas Universíadas, competição a decorrer em Belgrado entre 1 e 12 de Julho.

De entre os 45 atletas convocados, de sete modalidades, destaque para Nelson Évora, campeão olímpico e mundial do triplo salto, que vai participar pela primeira vez na competição.

"Sou um caloiro nas Universíadas e estou à espera de que os meus colegas me possam dar umas dicas", afirmou Évora, estudante de Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, em jeito de brincadeira, esperando um "bom resultado".

Nelson Évora reconheceu que a medalha de ouro obtida nos Jogos Olímpicos de Pequim fez dele uma "referência" e aproveitou para elogiar os restantes atletas, assegurando que todos irão dar o seu melhor: "Nesta Selecção, todos temos o mesmo patamar, e tenho a certeza de que o espírito de equipa vai prevalecer e de que os resultados vão aparecer."

Dizendo-se ciente da "responsabilidade de representar o País", Évora garantiu estar "honrado" por ser apontado como uma inspiração para os universitários. "É muito importante que a nossa comitiva tenha atletas campeões", afirmou o saltador, salientado que essa é uma boa forma de "mandar uma mensagem aos mais jovens, dizendo que é possível estudar ao mesmo tempo que se pratica desporto de alta competição".

Nelson Évora afirmou-se "feliz por ser estudante", assumindo que é importante garantir o futuro, "visto que o desporto não dura para sempre".

Depois de Belgrado, o campeão fará os Jogos da Lusofonia, tendo o pico da época em Agosto com o Mundial de Berlim. "A Lusofonia está na minha agenda depois das Universíadas, e espero fazer um bom resultado", prometeu.

Sem grande tradição nas Universíadas, Portugal ganhou uma medalha de ouro em atletismo na última edição, com Jessica Augusto (e uma de prata na ginástica), mas a Belgrado irá levar aquela que se pode considerar a melhor delegação de sempre.

Fonte: O Jogo 24/06/2009