Atletismo - 14ª Corrida Terry Fox: Mais de 2.000 pessoas deram as mãos na luta contra o cancro

Foram mais de 2.000 pessoas que este ano se associaram à mais antiga corrida de solidariedade no nosso país, a Corrida Terry Fox, entre as quais figuras públicas como Simão Morgado (nadador recordista nacional dos 50 e 100 m do estilo mariposa), João Gil (músico), Mafalda Arnauth (fadista), Mila Ferreira (cantora), Mónica e Rubim (manequins), Patrícia Tavares (actriz) e Quimbé (actor e dobrador). A corrida, com um percurso de 1,5 a 5 kms, decorreu no passado Sábado, dia 16 de Maio, no Parque das Nações, em Lisboa.

A iniciativa, promovida pela Embaixada do Canadá, a Roche e o Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC - NRS), lançou este ano o desafio à população de “dar uma mão na luta contra o cancro” ao deixar a marca da sua mão num mural, em representação do apoio de quem contribui para a investigação do cancro em Portugal. Pelas mãos que os participantes da corrida deixaram impressas no mural, a Roche doou à LPCC a quantia de €5.000 para o desenvolvimento de projectos de investigação nacional em oncologia.

Terry Fox e a Maratona da Esperança
Terry Fox foi um jovem canadiano a quem, aos 18 anos, foi diagnosticado um carcinoma ósseo na perna direita, o que originou a sua amputação. Durante o seu internamento no Hospital, Terry ficou de tal modo impressionado com o sofrimento de outros jovens com cancro que decidiu atravessar o Canadá a pé, com o objectivo de angariar fundos para apoiar a descoberta da cura para o cancro. Com uma perna artificial, Terry percorreu a pé 5.000 Kms, durante 143 dias, tendo sido obrigado a interromper a meio esta corrida devido à progressão do cancro que lhe atingiu os pulmões. Nos mais de 30 países onde se organiza actualmente a Corrida Terry Fox já foram angariados mais de 260 milhões de euros para a investigação contra o cancro.

Corrida Terry Fox em Portugal
A primeira Corrida Terry Fox em Portugal realizou-se em 1994. Esta corrida realiza-se anualmente com o intuito de obter verbas para a descoberta da cura contra o cancro. Até à data, já foram angariados cerca de 460.411 euros, representando a atribuição de 38 bolsas de investigação em prol da investigação científica contra o cancro.

Fonte: Infordesporto 18/05/2009