Atletismo - S. Silvestre do Porto: Duelo ibérico vai animar baixa da "Invicta"

Foi apresentada a 15.ª edição da S. Silvestre Cidade do Porto e a 8.ª Mini Caminhada, numa conferência de imprensa que teve lugar no complexo das Piscinas da Constituição. A prova decorre no dia 28 de Dezembro.

A conferência contou com a presença do Dr. Gonçalo Gonçalves, Vereador do Pelouro da Cultura, Desporto, Turismo e Lazer da Câmara Municipal do Porto, de Jorge Teixeira (Director da S. Silvestre e da RunPorto) de Aurora Cunha e António Pinto e dos atletas Rui Silva e Marisa Barros.

Durante a cerimónia foram foram divulgados todos os pormenores referentes a esta importante Corrida de fim de ano, que vai animar as ruas da baixa da Invicta Cidade do Porto.

O Dr. Gonçalo Gonçalves, Vereador do Pelouro da Cultura, Desporto, Turismo e Lazer da Câmara Municipal do Porto, lembrou que "a edição de 2008, da S. Silvestre registou uma grande afluência de público, em todas as artérias por onde passava a corrida com especial incidência na Avenida dos Aliados, local de chegada e partida como é óbvio, incentivando e aplaudindo os atletas e este ano, a 15ª edição promete, pois conta com atletas de grande categoria e a luta pela vitória vai animar ainda mais os entusiastas da modalidade".

Depois de agradecer a presença de todos, Jorge Teixeira (Director da S. Silvestre e da RunPorto), lembrou e nunca lhe passaria pela cabeça que hoje fossem mais de 5.000. E adiantaria: " Temos sempre em mente fazer mais e melhor e ano após ano, verificamos que a corrida tinha pernas para andar e não deixamos fugir. Hoje sinto-me feliz. A minha equipa é fantástica e prometemos sempre mais e melhor". Adiantando de seguida: "Vai ser um "duelo" interessante entre atletas Ibéricos, e com promessa de se entregarem de alma e coração à corrida para que todos os presentes possam vibrar".

Rui Silva o atleta leonino que venceu a edição do ano passado marcou presença na cerimónia e muito simpático afirmou: "Venho correr ao Porto, porque gosto muito. O público é magnifico, acolhedor e a organização tem sido impecável" acrescentando: "Para além de tudo isto, quero tentar repetir o triunfo de 2008 que me deu muita alegria".
Marisa Barros (SportZone), uma das grandes atletas do momento, muito simpática para com todos os presentes, disse: "Gosto imenso de correr na Cidade do Porto, seja na S. Silvestre como em qualquer outra corrida aqui organizada. Vou dar o meu melhor, sei que a concorrência é grande e forte, mas de mim podem esperar entrega total".

Oscar pereiro vencedor da Volta a França em 2006, estará presente na São Silvestre Cidade do Porto. Mas descansem os participantes que a bicicleta vai ficar encostada por uns momentos. É que o categorizado corredor espanhol, foi convidado pela organização e virá com a representação Ibérica. Um presença que se saúda, pois efectivamente o galego é um ídolo mundial.

Vai ser um início de noite muito animada e competitiva, prometem os atletas portugueses e espanhóis. Na parte portuguesa (masculinos) vai ser interessante ver o "leão" Rui Silva a pretender fazer a dobradinha, enquanto Paulo Gomes (2º em 2007) tudo irá fazer para subir um degrau mais no pódio e ser ele coroado como vencedor.

Vanessa Fernandes, que ocupou nos dois últimos anos um lugar na galeria de honra (2º e 3º lugar, respectivamente em 2006 e 2007) este ano quer o topo, mas atenção que Marisa Barros, está esperançada numa boa prestação.

Querendo continuar a fazer história, a organização da S. Silvestre instituiu, a partir deste ano, o Troféu Ibérico S. Silvestre Cidade do Porto que terá como particularidade a soma dos melhores três primeiros e três primeiras, portugueses/as e espanhóis/las, criando assim uma corrida de fim de ano, em termos de alta competição inédita, uma vez que só estará aberta a atletas Ibéricos. Com esta medida, julgamos tornar ainda mais atractiva a nossa S. Silvestre Cidade do Porto.

Presentes:
Masculinos
Rui Silva (Sporting)
Paulo Gomes e Alberto Chaíça (Conforlimpa)
Nuno Costa (Maratona)
Rui Teixeira (Joane)
Javier Guerra Polo, Fco
Javier Alves Bas
Pedro Nimo Del Oro

Femininos
Vanessa Fernandes (Benfica)
Fátima Silva (CD Povoa de Varzim)
Marisa Barros, Doroteia Peixoto, Aureliana Polónia, Lurdes Pereira, Cátia Galhardo, Cristina Costa e Clara Freira (Sportzone)
Yesenia Centeno Sosa
Azucena Diaz Calvo

Fonte: Infordesporto 22/12/2008