Atletismo - Sporting: Naide Gomes apta dentro de um mês

A atleta do Sporting, Naide Gomes, foi operada com êxito, ontem de manhã, à hérnia abdominal que a incomodou durante a época transacta.

A intervenção cirúrgica feita em Munique, no hospital de Ulrike Muschaweck, a conceituada doutora alemã que se especializou em hérnias e já tratou centenas de futebolistas, como Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Quim, Manuel Fernandes ou Jardel, foi feita com uma técnica considerada pouco "agressiva", a laparascopia, e decorreu sem anestesia geral, durando cerca de 45 minutos.

O regresso a Lisboa de Naide Gomes, que esteve sempre acompanhada por Pedro Branco, médico da Federação Portuguesa de Atletismo, está marcado para hoje.

"A hérnia não era vulgar, por estar escondida, mas foi detectada e o problema resolvido", disse-nos Pedro Branco, confirmando que a campeã mundial de salto em comprimento em pista coberta vai estar parada durante duas semanas, iniciando depois "uma recuperação progressiva, com um 'footing' ligeiro, permitindo observar a sua evolução".

O médico estima que Naide poderá voltar a treinar sem limitações dentro de um mês, "se entretanto não tiver queixas", e acredita que o período de paragem também permitirá recuperar a fractura de esforço que sofre no pé direito.

A recuperação irá decorrer sem pressas, pois Naide Gomes e o seu técnico, Abreu Matos, já haviam decidido abdicar da próxima época de pista coberta, não competindo no Europeu que terá lugar em Turim (Itália).

Fonte: O Jogo 22/10/2008