Atletismo - Naide bate recorde nacional do salto em comprimento

Naide Gomes voltou a bater o recorde nacional do salto em comprimento em pista coberta, no Meeting de Estocolmo, em que Sandra Teixeira conseguiu o mínimo para o Mundial, nos 1.500 metros.
Image 
Naide Gomes voltou a bater o recorde nacional do salto em comprimento em pista coberta, no Meeting GE Galan de Estocolmo, em que Sandra Teixeira conseguiu finalmente o mínimo para o Mundial, nos 1.500 metros.

Confirmando estar num momento de forma excelente, a duas semanas do Mundial de Valência, Naide Gomes saltou 6,93 metros, mais três centímetros que o seu recente recorde. No passado dia 9 no meeting de Valência a portuguesa chegara aos 6,90 metros.

Hoje em Estocolmo Naide melhorou em três centímetros essa marca, confirmando-se como a segunda melhor do ano, mas não chegou para ganhar o concurso: a russa Irina Simagina, que já liderava o ranking, melhorou também e chegou ao 6,96.

Em contrapartida, Naide ganhou com clareza a duas das medalhadas no Mundial de Osaka2007 - as também russas Tatiana Kotova (quarta com 6,78) e Ludmila Kochanova (7ª com 6,34).

A prova foi bastante interessante de seguir, com sucessivas alterações no comando, para só ser decidida no último salto, de Simagina, quando Naide se preparava para celebrar a vitória.

No final da primeira série de saltos comandava Kotova, com 6,76 metros, mas na segunda série já a sul-africana Karin May colocava o concurso a 6,85, saltando Naide logo a seguir mais um centímetro.

Na quarta série Naide reforçou para 6,88 e na quinta Simagina finalmente “apareceu”, com mais um centímetro. A sexta e última série foi espectacular, com Naide a ir para recorde, a 6,93, e na resposta Simagina a reforçar a liderança anual, com 6,96.

A saltadora portuguesa provou bem que é candida a medalha nos Mundiais de Valência, que a partir de hoje passam a ter uma delegação de seus atletas lusos, já que Sandra Teixeira correu os 1.500 metros em 4.14,72, claramente abaixo dos necessários 4.16,00.

Foi oitava, numa prova ganha por Maryam Jamal, do Bahrein, em 4.04,30. Para Valência estão já qualificados Nelson Evora (triplo), Marco Fortes (peso), Rui Silva (1.500 metros), Naide Gomes (comprimento), Sandra Teixeira (1.500) e Jessica Augusto (3.000).

Fonte: O Jogo 21/02/2008