Atletismo - Estádio dos Barreiros: PS/Madeira contra o fim da pista

O Grupo Parlamentar do PS/Madeira formalizou já na Assembleia Legislativa Regional um pedido de audição parlamentar ao secretário regional da Educação para que este esclareça sobre o futuro da pista de atletismo do Estádio dos Barreiros.

De acordo com o coordenador da política autárquica do PS/M, Rui Caetano, “esta é uma das primeiras medidas” dos socialistas, que estão contra o eventual desaparecimento da pista dos Barreiros, agora que aquele estádio foi dado como propriedade ao Marítimo e vai ser sujeito a obras de remodelação.

Para o PS, em “pleno ano das comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal, é esta a prenda que o Governo Regional e a Câmara Municipal pretendem dar aos funchalenses, retirando-lhes a única pista de atletismo existente no concelho”. “Mais estranha se torna esta decisão, sabendo-se que no Funchal há mais de 500 atletas federados, 14 clubes e associações e que mais oito clubes de fora do Funchal utilizam a pista dos Barreiros”, num “total de 50 mil utilizações anuais”.

Embora já se tenha falado em várias alternativas aos Barreiros, como a construção de uma pista no Complexo Desportivo do Marítimo, nas instalações militares do RG3 ou nos terrenos expropriados da Praia Formosa, os socialistas insistem que a “única alternativa é os Barreiros”.

“Numa altura em que são conhecidas as dificuldades financeiras da Região, seria um esbanjamento e uma falta de sentido estratégico construir uma pista noutro local”, defendem. Até porque - acrescentam – “até hoje, nunca houve incompatibilidades entre o futebol e o atletismo e só meros caprichos pessoais estão a despoletar esta situação”.

Fonte: O Jogo