Motociclismo - Campeonato Espanhol de 125GP: Miguel Oliveira corre este fim-de-semana em Albacete

A jovem promessa do motociclismo, Miguel Oliveira, vai finalmente registar a desejada estreia no competitivo Campeonato Espanhol de Velocidade, que terá este fim-de-semana, no circuito de Albacete, a prova inaugural do calendário de 2009. Este novo passo representa mais uma etapa fundamental na carreira do piloto português, com vista à participação no Mundial de 125cc MotoGP, dentro de dois anos.

O piloto português que disputou, este inverno, três interessantes e produtivas sessões de treinos de prétemporada, em conjunto com os 'mundialistas', impressionou pela positiva a sua nova equipa catalã Blusens-BQR que colocará nas mãos do piloto uma Aprilia RS 125 GP, para participar nas sete provas do campeonato de motociclismo considerado como um campeonato de referência e uma verdadeira escola de campeões, por onde já passaram Jorge Lorenzo, Casey Stoner e Dani Pedrosa, entre outros grandes animadores do MotoGP.

O arranque da época está marcado para 19 de Abril no circuito da comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, onde são esperados 35 pilotos oriundos de 7 países diferentes, com uma óbvia predominância de pilotos espanhóis, bem como de equipas de renome como o Team Aspar, e a Blusens-BQR, entre outras, que também actuam no circuito Mundial. Miguel Oliveira é o único representante português em prova e poderá criar surpresa por conhecer bem o circuito de Albacete onde já venceu nas 125cc Metrakit, tendo conquistado o título absoluto desta categoria em 2007.

Pela maneira de encarar a sua carreira com grande profissionalismo e dedicação à modalidade que pratica, Miguel Oliveira é hoje um piloto sob o olhar atento do mundo do motociclismo e não só, tendo sido, recentemente, escolhido pela conhecida cadeia de televisão Sport TV para ser comentador oficial das provas do mundial de MotoGP 2009. A Sport TV é também o canal que transmitirá as sete provas do jovem de 14 anos, nas pistas do país vizinho.

Miguel Oliveira: "O campeonato espanhol é por vezes mais competitivo que o mundial, por ter pilotos de grande experiência e também jovens pilotos que querem mostrar o seu valor. Não vai ser fácil lutar pelos lugares cimeiros porque qualquer erro em pista ou na afinação da moto vai pagar-se caro. Vou ser um dos rookies, entre uma grande grelha de partida, mas sei que tenho uma equipa que me vai dar um grande apoio e condições para andar na frente. Participar no campeonato espanhol de motociclismo vai ser, sem dúvida, um grande salto na minha carreira."

Fonte: Infordesporto 16/04/2009