Motociclismo - Campeonato Nacional: Luís Correia aproxima-se da liderança

Luís Correia (ZA Motos Oneway Yamaha) aproveitou o domingo de Páscoa para se aproximar ainda mais do primeiro lugar do Campeonato Nacional de Motocross, e já está na segunda posição.

Este domingo, em S. Quintino, perto de Lisboa, uma pista tradicionalmente problemática para o piloto da Moçarria, Luís Correia garantiu a sétima vitória consecutiva em mangas do campeonato.

O piloto da NO FEAR começou o dia a fazer a "pole position", mais uma vez, nos treinos cronometrados. Mas os problemas começaram logo na primeira das duas mangas previstas.

"Arranquei mal e baixei à quarta posição. Mas rapidamente consegui reassumir a liderança e controlar até final", explicou Correia, que deixou o segundo classificado, Roman Perez (Suzuki), a mais de sete segundos.

Na segunda manga, o arranque também não foi bom. "Consegui recuperar até ao segundo lugar mas à entrada de uma curva numa das íngremes subidas de S. Quintino o motor da minha moto calou-se e obrigou-me a voltar atrás. Com isso perdi cerca de 40 segundos para o líder", explicou o piloto da SHOEI, que baixou até ao 17.º posto. Ainda encetou uma excelente recuperação, que o levou ao quarto posto final.

Desta forma, terminou com os mesmos 43 pontos de Hugo Santos (Aprilia) que foi declarado o vencedor da corrida, uma vez que triunfou na segunda manga, factor de desempate nestas situações.

Mesmo assim, Luís Correia subiu ao segundo lugar e está agora a nove pontos de Henrique Venda, que aproveitou a ausência de Hugo Basaúla para recuperar o primeiro lugar.

A sexta e derradeira prova do campeonato disputa-se a 31 de Maio, em Ourém.

Classificação:
Primeira manga
1.º Luís Correia (Yamaha YZ450F), 18 voltas em 34m13,5s;
2.º Roman Pérez (Suzuki), a 7,6s;
3.º Luís Ferreira (Kawasaki), a 10,7s

Segunda manga
1.º Hugo Santos (Aprilia), 18 voltas em 34m38,3s;
2.º Luís Ferreira (Kawasaki), a 5,6s;
3.º Luís Correia (Yamaha), a 11s…

Campeonato
1.º Henrique Venda (Kawasaki), 202;
2.º Luís Correia (ZA Motos Oneway Yamaha), 193;
3.º Hugo Basaúla, 169 pontos

Fonte: Infordesporto 12/04/2009