Motociclismo - Pax Rally: Ruben Faria vence, Hélder Rodrigues foi quarto

Ruben Faria em Honda, é o primeiro comandante do Pax Rally prova portuguesa "Label by Dakar Séries", ao ser o piloto mais rápido (1m12s.) a cumprir a Especial, que após 223 quilómetros teve o seu final em Castelo Branco. O seu colega do Lagos Team, Hélder Rodrigues, conseguiu um excelente quarto lugar a 2m46s do líder, ambos em Honda CRF 450 X.

Entre os dois pilotos lusos, ficaram o francês Cyril Despres em KTM a 1m12s do piloto algarvio, e o espanhol Marc Coma também numa KTM LC4 690 Rally, gastou só mais três segundos, ficando a diferença para Ruben Faria em 1m15s.

Embora a diferença entre os dois pilotos mais rápidos da etapa, que ligou Lisboa a Castelo Branco, não seja insignificante, faz prever uma contenda bastante animada entre o piloto do Lagos Team e o gaulês da equipa oficial da KTM.

Ruben Faria: "É sempre bom entrar a vencer numa prova que vai ser longa e com adversários de respeito. Temos motos completamente diferentes e o mais curioso é que após 3h42m de corrida, não contava que a diferença na meta fosse tão pouca".
O piloto que defende as cores da TMN e da Caixa Geral de Depósitos, quer manter a liderança, com um objectivo: "De chegar ao final do rally, perto da minha terra natal com o resultado que ambiciono. Mas é ainda muito cedo, e haverá zonas melhores para a Honda e outras para a KTM. Nós tínhamos a possibilidade de escolher e preferimos a moto japonesa, que nesta etapa mais sinuosa era melhor", disse o piloto no fim da etapa inaugural do Pax Rally.

De volta aos grandes tempos, Hélder Rodrigues estava satisfeito com a sua quarta posição: "Temos outra etapa longa e partir desta posição é positivo. Dei-me bem com a etapa de hoje, que era exigente, mas ainda vamos ter muitos quilómetros até ao fim. Espero manter-me entre os mais rápidos, o que me motiva bastante".

A prova de Todo-o-Terreno do calendário da Dakar Series termina em Portimão no próximo sábado.

Classificação oficiosa na SS1 com 223km:
1.º Ruben Faria – Honda 3h42m15s.
2.º Cyril Despres – KTM a 1m12s
3.º Marc Coma – KTM a 1m15s
4.º Hélder Rodrigues . Honda a 2m46s.
5.º David Casteu – KTM 5m30s.

Fonte: Infordesporto 11/09/2008