Motociclismo - Campeonato Nacional de Super-Motard: Miguel Oliveira será atracção na Batalha

Já com 13 anos, recentemente festejados, o piloto de motociclismo Miguel Oliveira, vai intensificar a sua preparação física para defender o título de Campeão Pré-125 Metrakit, em Espanha. Este jovem piloto/estudante anunciou que participará nas corridas do Campeonato Nacional de Super-Motard, na categoria de iniciados, que não coincidirem com o seu calendário de velocidade, sendo a primeira já no próximo domingo, dia 3 de Fevereiro, na Batalha.

Poderá parecer algo estranho o facto de um piloto de velocidade participar em corridas em tudo diferentes do habitual, mas Miguel Oliveira explica: “O Super-motard é uma disciplina em que as corridas são realizadas em Kartódromos, utilizando-se a pista de asfalto, e depois há uma parte do percurso em piso de terra, fora da pista. O que é importante aqui e me serve para a velocidade, é o controlo da moto em derrapagem e o equilíbrio em condições normalmente adversas do piso” , disse o piloto apoiado pela MRD e Vodafone.

A preparação de Alta-Competição deste atleta, considerado como o piloto que, futuramente (quando a idade lhe permitir), poderá reunir as condições para representar as cores portuguesas no Mundial de 125, é intensa. “Todas as manhãs tenho um programa de trabalho, que pode ter dois objectivos diferentes. O primeiro é o de fortalecer a massa muscular e ganhar resistência aeróbica, com o mínimo de 30 quilómetros de bicicleta, o segundo tem mais a ver com a capacidade de reacção, controle total da moto em piso escorregadio e.t.c, que é realizado em treinos numa pista de motocross. Além disso, ainda tenho um programa para o ginásio. À tarde vou para a escola” explicou o piloto que tem elevado bem alto a bandeira de Portugal nas corridas, em Espanha, do Campeonato Mediterrânico Pré-125.

Os objectivos para 2008 já há muito que foram traçados: “Depois de ter conquistado o título, e devido à minha idade não me permitir mudar para uma disciplina mais competitiva, vou ter de repetir o mesmo campeonato. Mas os meus colaboradores, as pessoas que me estão a dar uma grande ajuda nesta altura da carreira, estão a preparar algumas novidades. Para já, quero concentrar-me na primeira corrida do Nacional de Super-Motard, já no próximo dia 3 de Fevereiro, no Expo Salão da Batalha, onde vou correr numa Honda CRF 250. Espero ter um bom início de temporada e que haja muito público a assistir a estas espectaculares corridas,” completou Miguel Oliveira, o piloto português de motociclismo de velocidade melhor sucedido internacionalmente.