Karaté - USRP apresenta estudo sobre desenvolvimento motor infantil em Loulé no 1º Congresso Nacional de Treinadores

Decorreu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Janeiro, no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa o 1º Congresso Nacional de Treinadores de Karate, organizado pela Federação Nacional de Karate Portugal.

A União Shitoryu Portugal fez-se representar pelo seu Director Desportivo, Professor Daniel M. Coelho, que apresentou uma comunicação com o título "O Desempenho Motor de Praticantes de Karate dos 6 aos 12 anos no Concelho de Loulé: Hábitos Desportivos e Estilos de Vida". Esta comunicação foi baseada num trabalho mais extenso apresentado por ocasião da tese final do Curso de Educação Fisica e Desporto, no Instituto Superior Dom Afonso III, trabalho orientado pela Mestre Joana Elias.

Na sua apresentação o Professor Daniel M Coelho demonstrou através do estudo realizado que os praticantes de Karate estudados da União Shitoryu Portugal no Concelho de Loulé, tem melhores desempenhos quando: são praticantes há mais de 2 anos, têm 2 a 3 treinos semanais e são mais velhos em idade.

A conclusão geral do estudo aplicado é que a pratica de Karate a médio e longo prazo influencia positivamente o desenvolvimento motor dos praticantes.


Fonte: infordesporto 01/02/2009