Andebol - Mundial'2009 - Pré-apuramento: Bem iluminados na busca da Croácia

Depois de ter ganho a Yellow Cup, com vitórias sobre a Bósnia-Herzegovina e a anfitriã Suíça, e uma derrota perante a Tunísia, a Selecção Nacional voltou a concentrar-se ontem e faz hoje os últimos acertos antes de começar o pré-apuramento para o Campeonato do Mundo de 2009.

Os adversários são a Bulgária (amanhã e dia 6 em Varna) e a Macedónia (dia 17 em Skopje e a 20 em Guimarães), sendo que apenas uma equipa passa ao play-off.

Portugal preparou-se na Suíça, nestes últimos dias, e os factores a melhorar estão detectados. "No jogo com a Tunísia houve um período de 15 minutos menos bons e isso foi o suficiente para perdermos... Temos de manter o nosso jogo e minimizar os períodos em que estamos pior", explicou Ricardo Candeias, o melhor guarda-redes da Yellow Cup.

"Foi uma boa preparação, ao nível da confiança e do acreditar em nós próprios. Neste torneio na Suíça jogámos bem e o que precisamos é potenciar isso", continuou o guardião nacional.

Relativamente ao pré-apuramento, que amanhã começa no Peso da Régua, Candeias referiu que "a Macedónia será mais difícil do que a Bulgária", mas nem por isso haverá facilitismos: "Claro que não. É importante começar a ganhar e jogar bem". Tudo para voltar às fases finais. "Há sempre essa ambição e é tão grande como sempre foi. Nem que passassem dez anos do último apuramento. Queremos estar sempre nas grandes provas.

Convocados:
Guarda-redes:
Hugo Figueira (Belenenses)
Ricardo Candeias (FC Porto)

Pontas-esquerdas:
Dario Andrade (ABC)
Pedro Solha (FC Porto)

Pivôs:
José Costa (ABC)
Manuel Arezes (FC Porto)
Tiago Rocha (FC Porto)
Bruno Moreira (Belenenses)

Pontas-direitas:
David Tavares (Keymare Almeria)
Ricardo Costa (Ademar Leon)

Laterais-esquerdos:
Hugo Rocha (ABC)
Álvaro Rodrigues (FC Porto)
João Lopes (Benfica)

Lateral-esquerdo/direito:
Bosko Bjelanovic (FC Porto)

Centrais:
Carlos Carneiro (Benfica)
Carlos Martingo (FC Porto)

Laterais-direitos:
Eduardo Salgado (ISAVE)
Inácio Carmo (Liberty SB)

Fonte: O Jogo