CNJ promove projecto "ComSUMOS ACADÉMICOS" em parceria com a FADU - Sónia Tavares e Nélson Évora dão a cara pelo projecto

O Conselho Nacional de Juventude (CNJ), enquanto membro do Fórum Nacional Álcool e Saúde (IDT) assumiu o compromisso de desenvolver o projecto “ComSUMOS ACADÉMICOS”, sensibilizando para a prevenção do consumo nocivo de álcool dos jovens no seio do ensino superior.

O projecto “ComSUMOS ACADÉMICOS” decorrerá até 2012 e tem como objectivo geral promover, capacitar e empoderar as associações promotoras, através de uma estratégia de acção global na prevenção do consumo nocivo de álcool.

Esta campanha irá estar presente durante o ano lectivo e as festividades, tendo o desporto universitário como veículo fulcral para um estilo de vida saudável.

Foi aliás esse o mote para a imagem da campanha, onde jovens estudantes com resultados desportivos dão a cara pelo projecto. Nélson Évora (Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa) e Sónia Tavares (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa), ambos atletas da modalidade de Atletismo, são os embaixadores do projecto pela FADU.

As linhas gerais de acção do “ComSUMOS ACADÉMICOS” centram-se na construção de um guia de boas práticas electrónico, desenvolvimento de campanhas de prevenção do consumo nocivo de álcool durante o ano lectivo e nas festividades e a promoção de estilos de vida saudáveis na interligação entre o desporto universitário e a prática do exercício físico.

Este compromisso – “ComSUMOS ACADÉMICOS”- tem como promotores: o CNJ, a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação Académica de Lisboa (AAL), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), Federação Académica do Porto (FAP), Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP); e como parceiros: a Alcohol Policy Youth Network (APYN) e o IDT, I.P.

Fonte: FADU 21/09/2011