Desporto Universitário - Campeonato Nacional Universitário: Mais de três mil na fase final

São nada menos de 15 as modalidades que integram as fases finais do Campeonato Nacional Universitário (CNU'09), que se vão repartir, de 20 a 25 deste mês, entre o pavilhão do Politécnico do Porto e diversos recintos de Vila Nova de Gaia, município anfitrião de um evento cujo universo de participantes superará os três mil.

A organização pertence ao Politécnico do Porto, depois de apresentada uma candidatura que mereceu a confiança unânime da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Esta será a edição dos Nacionais, como recordou André Couto, presidente da FADU, "com maior número de modalidades", deixando antever um êxito a todos os níveis. "Esperamos contribuir, este ano, com o CNU'09, para revelar novos campeões e contamos com a ajuda de todos, para levar às pessoas um maior conhecimento do que já se fez de excelente no desporto universitário e para que este conquiste a valorização nacional que lhe é devida", sublinhou, por seu turno, Vítor Correia Santos, presidente do Politécnico do Porto, entidade organizadora da competição.

José Guilherme Aguiar, responsável pelo pelouro do Desporto na edilidade de Gaia, foi peremptório: "Estamos a fazer um investimento na nossa sociedade, a tratar dos nossos jovens, dos nossos universitários, ajudando a moldar personalidades e na formação cívica, porque o desporto é uma escola de vida!".

José Guilherme Aguiar [Vereador do Desporto da Câmara de Gaia]: "Diz-se que o desporto é uma escola de vida, porque tem a ver com a aprendizagem no desporto ninguém ganha sempre ou perde sempre e fomenta-se certos comportamentos que só quem pratica se apercebe"

Vítor Correia Santos [Presidente do Politécnico do Porto]: "Queremos contribuir para que o desporto universitário conquiste a valorização nacional que lhe é devida"

Abundam as estrelas
Desde Novembro do ano transacto que os universitários, individual ou colectivamente, iniciaram a disputa de diversas competições com o objectivo de garantirem a sua qualificação para esta fase final do CNU'09.

E entre os mais de três mil que participarão no evento figuram algumas estrelas de primeiro plano do desporto nacional federado. Entre eles contam-se, no atletismo, Sara Moreira e Pedro Ribeiro, recentes campeões nacionais de corta-mato universitário com a camisola do Politécnico do Porto, sendo que a fundista do Maratona conquistou ainda a medalha de prata nos 3000 metros do Europeu de Pista Coberta. Na mesma modalidade, Jessica Augusto e Bruno Albuquerque serão outros que competirão no CNU'09, a que se juntam, entre outros, Ana Moura (badminton), João Pedro Monteiro (ténis de mesa) e andebolistas como Fábio Magalhães (ABC) e Humberto Gomes (Sporting).

Do atletismo ao tiro com arco
O leque de modalidades do CNU'09 é o maior da história da competição. Vai incluir andebol, masculino e feminino, tal como sucederá no voleibol, no futsal e no voleibol, ao nível das colectivas, sendo que o hóquei em patins será misto. A futebol de 11 (masculino) juntar-se-ão ténis, ténis de mesa, squash, xadrez, bandminton, tiro com arco (na Póvoa de Varzim), esgrima e atletismo (ao ar livre).

Fonte: O Jogo 07/04/2009