Fases Finais Concentradas Campeonatos Nacionais Universitários 2014: Para o ano há mais…

Depois de 6 intensos dias das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, nos quais participaram cerca de 2000 atletas, de 33 clubes e 132 equipas, o balanço só podia ser positivo.

A Maia, Cidade Europeia do Desporto para 2014, recebeu de braços abertos o maior evento do Desporto Universitário realizado em Portugal. Numa festa feita por estudantes e para estudantes, foram encontrados os Campeões Nacionais Universitários de 8 modalidades coletivas.

No Andebol feminino, o coletivo do IPLeiria revalidou o título, seguido pela equipa da U.Porto e, em 3º lugar, a equipa da AEISMAI. Já no masculino, a AAUM conseguiu a proeza de se sagrar Campeã Nacional Universitária pela 6ª vez consecutiva, entre as 12 equipas em prova. A equipa da AEISMAI garantiu a Prata e a aeISEP fechou o pódio, assegurando a 3ª posição. Na modalidade de Basquetebol, no feminino foi o IPP a chegar ao 1º lugar do pódio, depois de no ano passado ter conquistado a medalha de Prata, enquanto no masculino foi a equipa da AAUM que se sagrou Campeão Nacional Universitária.

A Academia Minhota conquistou também o Ouro no Futebol 11 masculino, à semelhança do que aconteceu na época passada.

No CNU direto de Corfebol o pódio foi todo ocupado por equipas Lisboetas com a equipa do Técnico a conquistar o Título. A AEISCAL e a NOVA ficaram no 2º e 3º lugar, respetivamente.

No Futsal, a equipa mais forte foi a da Académica de Coimbra, ao vencer o título de Campeã Nacional Universitária no género masculino e feminino.

A AEFMH ganhou na modalidade de Hóquei em Patins, com a U.Porto a garantir a Prata e a equipa da NOVA o Bronze.
No Rugby 7 feminino, foi a Universidade do Porto que assumiu o lugar da liderança. A mesma academia, por sua vez, perdeu na final do masculino, frente à, agora, Campeã Nacional Universitária, a Universidade Nova de Lisboa.

Por sua vez, no Voleibol feminino, a equipa da AEFADEUP venceu na final a AAUM, Campeã em título, conquistando, assim, o 1º lugar no pódio. No masculino, o coletivo do IPP sagrou-se Bicampeão Nacional Universitário.

Durante toda a semana, a página oficial do evento no Facebook ultrapassou os 4.300 gostos, tendo as publicações um alcance máximo de 13.000 utilizadores e a página dos CNU2014 um alcance máximo de 33.000 utilizadores.

Oito finais da competição foram transmitidas, em direto, no canal do Youtube da FADUtv e contaram com um total de mais de 2.500 visualizações.

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários foram uma organização da FADU e da Federação Académica do Porto, em parceria com a Câmara Municipal da Maia.

Fonte: FADU, 15/04/2014