EUSA Games 2018: Primeiro-Ministro recebe Presidente da EUSA

eusa-gamesO Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebeu ontem, na sua Residência Oficial, o Presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek.

Na receção estiveram também presentes os membros executivos da EUSA, Ivana Ertlova e Aitor Sanchez, o Ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, Presidente da CMCoimbra, Manuel Machado, o Vereador do Desporto da CMCoimbra, Carlos Cidade, a Presidente da FADU, Filipa Godinho e o Presidente do Comité de Candidatura, Ricardo Morgado.

A Comissão Técnica da EUSA está em Portugal no âmbito da visita de inspeção às instalações desportivas que pretendem receber os Jogos Europeus Universitários de 2018 (EUSA Games).

Durante a receção, o Primeiro-ministro mostrou “a total confiança na Candidatura” de Coimbra e garantiu, também, “um forte suporte governamental” à realização destes Jogos Europeus de 2018. “Não é possível falar em Coimbra, sem falar em estudantes e, por isso, este é um local idealmente escolhido para receber um evento destes”, afirmou Pedro Passos Coelho.

Na visita, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, referiu que “um evento destes não se limita apenas à competição, mas traz com ele um conjunto de mais-valias, que são possíveis de alcançar em Coimbra”. “O grande envolvimento dos estudantes é, também, um ponto importante nesta Candidatura”, concluiu o responsável máximo da Associação Europeia.

Já João Gabriel Silva, Reitor da UC, e Manuel Machado, Presidente da CM Coimbra, demonstraram as mais-valias de ambas as partes que poderão “proporcionar as melhores condições para o evento”. Os representantes das duas instituições asseguraram também que o sucesso da competição “só será possível através da sinergia entre a Associação Académica de Coimbra, a UC e a CM Coimbra”.

A decisão final será conhecida na Assembleia Geral da EUSA, em abril, na qual Coimbra vai apresentar oficialmente a sua candidatura, a par com a adversária Tampere, Finlândia.

Fonte: FADU, 04/03/2014