Triatlo - As Ambições dos mais Jovens

Pedro Mendes, Nadine Almeida e Luís Marafuz revelam os objectivos para a prova de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010.

A 26 e 27 de Setembro, Mar Menor, em Espanha, recebe a competição que irá atribuir os dorsais do Continente Europeu para os Jogos Olímpicos da Juventude, agendado para 2010 em Singapura.

No primeiro dia, realizam-se as provas masculina e feminina, ambas nas distâncias sprint, e em discussão estão nove dorsais por cada género, com o máximo de um por Nação. No dia 27, será a vez da competição de estafetas com equipas mistas de 2M+2F intercalados na distância super sprint.

Portugal estará representado pelos seguintes atletas:
* Raquel Rocha (Alhandra Sporting Clube)
* Nadine Almeida (Alhandra Sporting Clube)
* Andreia Lopes (Clube Futebol "Os Belenenses")
* Sara Tenrinho (Clube Futebol "Os Belenenses")
* Miguel Fernandes
* Hugo Alves (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)
* Luís Marafuz (Alhandra Sporting Clube)
* Filipe Azevedo (Clube Ferroviário de Vendas Novas)
* Pedro Mendes (Clube Natação do Cartaxo)

Pedro Mendes
* Natural de Braga, tem 17 anos. Começou a praticar triatlo em 2007 através da presença no projecto Detecção de Talentos, em que fui um dos seleccionados após os testes de natação e corrida. A partir daí, inscrevi-me como individual e posteriormente no Clube de Natação do Cartaxo.
* Antes do triatlo, praticou e pratica natação no Sporting Clube de Braga, tendo alcançado vários títulos e recordes regionais, foi vice-campeão nacional dos 1500m livres na categoria de Infantil B (Coimbra 2005) e na categoria Infantil A (S. João da Madeira 2006) e vencedor no Circuito Nacional de Águas Abertas de 2008 em Juvenis.
* Como triatleta, apresenta como principais resultados:
o 3.º lugar no Campeonato Nacional de Aquatlo em Juvenis (Sesimbra 2007)
o Vencedor da Prova Aberta do Triatlo do Estoril (2008)
o Vice-campeão galego na categoria de Juvenis (Baiona 2008)
o Vencedor da Prova Aberta do Triatlo de Aveiro (2009),
o 3.º lugar no Campeonato Nacional de Aquatlo por Estafetas (Montemor-o-Velho 2009)
* "A chamada à selecção nacional foi muito importante em termos pessoais e constitui um incentivo para continuar a treinar cada vez mais e melhor. A oportunidade de poder representar Portugal é um motivo de orgulho.
* Ainda é cedo para sentir nervosismo. Quando estiver mais perto da competição a ansiedade e os nervos normais de uma competição deste nível vão começar a aparecer. Neste momento sinto-me muito motivado, quero treinar bem para conseguir a melhor classificação possível. Espero fazer uma boa prova.
* A prova de estafetas é sempre uma mais valia, uma vez que Portugal possui um conjunto de atletas, tanto no sector masculino como feminino, de alto nível, o que se pode traduzir num excelente resultado.
* Dos adversários que vão participar, apenas conheço o meu amigo Diego Paz Sobrera, que integrou a estafeta espanhola no Campeonato Europeu de Juvenis e sagrou-se Campeão da Europa. É, pois, um adversário de respeito.
* Penso que a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude são uma excelente iniciativa. Permite aos mais jovens ganhar mais experiência em provas internacionais, com um ambiente e nível competitivo que de outra forma seria muito difícil de encontrar."

Nadine Almeida
* Iniciou a prática da modalidade aos 12 anos por indicação dos treinadores de natação Duarte Ponte e Nelson Gomes e pela minha colega de equipa Ana Filipa Ferreira. Tem actualmente 17 anos e sempre representou o Alhandra Sporting Clube.
* Principais Resultados Internacionais:
o 6.º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo de Juvenis por Equipas (Kuopio 2007)
o 8.º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo de Juniores por Equipas (Lisboa 2008)
o 7.º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo de Juvenis por Equipas (Pulpi 2008)
o 8.º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo de Juvenis por Equipas (Tarzo Revine 2009)
* Principais Resultados Nacionais:
o 1.º lugar no Circuito Nacional Jovem em Iniciados (2005)
o Campeã Nacional de Juvenis de Triatlo, Aquatlo e Duatlo  (2006)
o 1.º lugar no Circuito Nacional Jovem em Juvenil
o Vice-Campeã Nacional Júnior de Triatlo (2006)
o Campeã Nacional do Grupo de Idades 16/17 anos em Triatlo (2007)
o Campeã Nacional Júnior e Absoluta de Aquatlo (2008)
o Vencedora Absoluta do XXII Triatlo do Ambiente - Oeiras (2008)
o Campeã Nacional do Grupo de Idades 16/17 anos em Duatlo (2008)
o Vice-Campeã Nacional Júnior de Duatlo (2009)
o Campeã Nacional do Grupo de Idades 16/17 anos em Duatlo (2009)
* "Sinto alguma ansiedade, visto que se trata de uma prova em que representamos o nosso país.
* Espero conseguir alcançar um lugar entre os nove primeiros classificados para obter um dorsal para Portugal, no entanto sei que será difícil. Não consigo destacar nenhum adversário porque trata-se de uma distância sprint e nunca tive contacto com atletas nesta distância (apenas em super-sprint).
* O formato da prova de estafetas pode favorecer a selecção nacional, mas penso que será mais a nível feminino do que masculino.
* Os Jogos Olímpicos da Juventude podem ser importantes para os mais jovens em termos de motivação e evolução neste desporto. Certamente, irá aumentar o nível competitivo dos atletas nesta faixa etária."

Luís Marafuz
* Tem 16 anos e desde os 13 que se dedica ao triatlo, sempre defendendo as cores do Alhandra Sporting Clube. Entrou para o clube apenas para praticar natação e, por sugestão da treinadora, participou no Aquatlo "Os Belenenses". Desde então nunca mais deixou o triatlo.
* A nível internacional, a principal prova que participou foi o Campeonato da Europa de Triatlo de Juvenis por equipas, com a obtenção do quarto lugar. A nível nacional, foi segundo classificado no Campeonato Nacional de Aquatlo e terceiro no Nacional de Duatlo, ambos no escalão de juvenis.
* "Encaro a prova de Mar Menor com tranquilidade.
* Quanto a resultados, espero ser um dos os dez primeiros classificados.
* Tenho treinado para me apresentar em boa forma. No domingo, terminei o Aquatlo de Sesimbra na oitava posição, em termos absolutos. Foi uma prova para ganhar ritmo competitivo.
* Espanha e Inglaterra têm aparecido como grandes potências neste escalão mas penso que Portugal leva uma equipa bastante competitiva.
* Os Jogos Olímpicos da Juventude constituem uma boa motivação para os atletas mais novos."

Fonte: FTP 08/09/2009