1º Workshop EQUIP confirmou a importância na igualdade no acesso à prática desportiva

Decorreu, no passado dia 16 de fevereiro, em formato on-line, o 1º Workshop do projeto europeu EQUIP, e do qual a CDP é uma das entidades parceiras.

A sessão, que contou com a presença de dezenas de participantes, teve como ponto chave a importância de se identificarem e desenvolverem estratégias que promovam a igualdade no acesso à prática desportiva a todos os agentes desportivos.

O Workshop iniciou com as Boas vindas e apresentação do projeto, por Anabela Reis (Confederação do Desporto de Portugal); a Parte I: Igualdade de Género, teve como preletores Carolina Mendonça (Confederação de Treinadores de Portugal) e Paula Gomes (Federação Portuguesa de Corfebol). De seguida abordou-se a Igualdade Racial & Étnica, através de Jonhson Semedo (Academia Jonhson) e Jorge Pina (Associação Jorge Pina). Na 3ª parte foi debateu-se a Igualdade Socioeconómica, que teve como preletores Jorge Miranda e Nuno Costa (Fundação Benfica) e Teresa Ramilo (UESP-Portugal).

Os dois últimos temas foram a Igualdade – deficiência e a Igualdade de Orientações Sexuais e Identidades de Género, que tiveram como preletores, respetivamente, Rita Vigário (Federação Portuguesa de Ciclismo), Maria João Figueira e Nuno Galrito (Special Olympics), Paula Gomes (Federação Portuguesa de Corfebol) e Ricardo Borghi (ILGA Portugal), Sara Malcato (ILGA Portugal).

Projeto EQUIP – breve descrição:
1.1. Finalidade
O projeto EQUIP pretende responder aos níveis inaceitáveis de desigualdade e implementação lenta das políticas de igualdade no desporto, adotando uma abordagem que acabará por ajudar a garantir que todos tenham oportunidades iguais na vida e na prática do desporto na Europa.

1.2. Objetivos
O principal objetivo é melhorar a igualdade no desporto na Europa através da implementação prática e sustentável das boas práticas e políticas existentes. E contribuirá diretamente para a melhoria da governação do desporto em todas as organizações parceiras, graças ao empenho das Organizações Desportivas 'Coach' Umbrella envolvidas no EQUIP, e influenciar indiretamente outros para darem prioridade e tomarem medidas em matéria de igualdade.

A igualdade deve ser abordada a partir de uma lente interseccional na qual todos os cidadãos europeus pode participar livremente e em segurança no desporto, independentemente da identidade de género, orientação sexual, estatuto socioeconómico, capacidade física, raça e/ou etnia, religião, idade ou quaisquer outros critérios discriminatórios. A igualdade de oportunidades e a diversidade serão abordadas em termos de práticas diárias, estruturas e processos das organizações desportivas.

Objetivos:

- Defender e apoiar a priorização da igualdade a nível da governação no âmbito desporto;
- Aplicação prática das políticas e boas práticas existentes em matéria de igualdade no desporto;
- Desenvolver competências e capacidades no seio das Organizações Desportivas de Topo;
- Desenvolver uma rede que promova a igualdade no desporto, a longo prazo;
- Sensibilizar em geral - colocar a igualdade na ordem do dia e promover ações.

Fonte: CDP, 17/02/2022