CDP Entrevista... A influência da Saúde Mental no Desporto

A rubrica “CDP Entrevista…” vai debater, já esta quarta-feira, o papel que a Saúde Mental tem no Desporto, às 19 horas, no Facebook da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Para isso, irá contar com a presença de José Uva, treinador de atletismo, Sidónio Serpa, especialista em psicologia do desporto, Francisca Laia, atleta de canoagem e Liliana Pitacho, docente e investigadora.

Este será um debate com elevada importância para a comunidade desportiva, uma vez que ainda se encontra impossibilitada de concretizar algumas das suas atividades com a regularidade desejada e especialmente para os atletas, que perante este contexto de pandemia, se veem obrigados a adiar alguns dos seus tão desejados sonhos. De acordo com um estudo recente da Universidade de Lisboa, a paragem competitiva causada pelo COVID-19 aumentou os níveis de ansiedade e baixou os de felicidade nos desportistas nacionais. Por outro lado são vários os casos de atletas e/ou treinadores que não conseguiram lidar com a pressão dos resultados, o que fez com que aumentasse drasticamente os seus níveis de ansiedade!

“CDP Entrevista…” é uma rubrica da inteira responsabilidade da CDP, que pretende dar voz aos vários atores ligados ao sector desportivo e que, através da análise de diferentes temas, podem dar um contributo ao movimento associativo para que continue a ser uma referência em termos nacionais e internacionais.

Fonte: CDP, 19/10/2020