Confederação do Desporto de Portugal
 
CDP Comunicação e Marketing Notícias CDP Geral Tertúlia da CDP: novas tecnologias e gestão de informação um longo caminho a percorrer

Tertúlia da CDP: novas tecnologias e gestão de informação um longo caminho a percorrer

A Tertúlia da CDP sobre as novas tecnologias e gestão de informação e análise de dados nas organizações desportivas decorreu a 16 de novembro nas instalações do CIF, no Alto do Restelo, em Lisboa.

O debate contou com a presença de Gonçalo Ribeiro, organizador da IASport Conference e Carlos Valentim, gestor de projetos e representante de da Agap2it, dois jovens empreendedores da área das novas tecnologias.

Ilídio Trindade, vice-presidente da Confederação do Desporto de Portugal iniciou o debate com um ponto pertinente: em que medida é que estas novas ferramentas de gestão com recurso às novas tecnologias podem ser úteis ao trabalho realizado pelas federações desportivas.

De acordo com Gonçalo Ribeiro, o principal ganho das novas tecnologias de informação é o tempo. O representante da IASport Conference abordou as federações, as equipas técnicas e os atletas como os principais pilares que suportam a gestão desportiva. Com o recurso às novas tecnologias de informação existe uma maior rapidez na ação e na decisão, o que permite poupar tempo na pesquisa, análise e tratamento dessa mesma informação.

Carlos Valentim falou da sua experiência de campo e apelou à necessidade de mudança. Ligado ao futebol, dando como exemplo a deteção de jovens promessas e como as novas tecnologias melhoraram a facilidade na gestão e decisão dos processos. “Falamos na instalação de uma aplicação móvel que permite o imediato envio de relatórios sob uma base de dados organizada e de fácil leitura”. O mesmo processo também pode ser aplicado nas inscrições de atletas, no tratamento de correspondência e acesso mais rápido à informação.

O debate sobre as novas tecnologias da informação abordou a necessidade das federações recorrerem ao mundo digital com o objetivo de melhorar a comunicação. Gonçalo Ribeiro reforçou a ideia de que as federações desportivas devem reger-se por uma clara linha comunicacional, legível para todos os associados, e isso só é possível através da padronização da informação.

Para os dois oradores, a padronização da informação permitirá às federações a criação de uma plataforma de contactos mais coesa, onde, em diversas situações como as inscrições ou os seguros, o formulário de candidatura apenas será submetido após a validação correta dos dados.

E para mostrar que as novas tecnologias de informação podem ser úteis a todas as federações e organizações, Gonçalo Ribeiro lançou um desafio a Dominic Cross, presidente da Federação Portuguesa de Xadrez: a criação de uma plataforma online para jogar, onde todos os adeptos da modalidade se possam desafiar uns aos outros. Aos olhos deste visionário, a aplicação não só iria cativar adeptos, como também aproximá-los, independentemente da localização geográfica.

A Tertúlia da CDP também abordou temas como as provas piratas, a preocupação das federações e de que forma poderá existir uma maior deteção e fiscalização; a gestão das redes sociais e o papel da lei no âmbito da segurança e privacidade dos atletas e o recurso ao e-learning na formação e certificação com a implementação das novas tecnologias de informação.

Assistiram ao debate elementos dos órgãos sociais da CDP, bem como presidentes e representantes de várias federações desportivas e outros elementos de organizações desportivas.

Com esta tertúlia, a Confederação do Desporto de Portugal quis dar a conhecer as potencialidades que se abrem no apoio à administração das organizações desportivas numa altura em que algumas federações iniciaram já parcerias com empresas do sector das tecnológicas.

Fonte: CDP, 17/11/2017

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Multicert. Logótipo da MDS.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".
Este site utiliza cookies para ajudar a sua experiência de navegação. Ao navegar sem desativar os cookies, estará a concordar com a nossa política de cookies e com os nossos Termos, Condições e Política de Privacidade.