Secretário de Estado do Desporto garante financiamento das federações para 2016

sejdO secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, garantiu aos dirigentes da Confederação do Desporto de Portugal que a grande maioria dos contratos-programas destinados às atividades das federações desportivas estão já despachados e em condições de entrarem em vigor.

A informação foi dada durante um encontro de trabalho realizado no decorrer de uma visita do SEJD à sede da CDP e surgiu depois de informações provenientes de várias federações sobre atrasos existentes na entrega de verbas por parte da Administração Pública e na celebração dos contratos-programa para a presente época desportiva.

No encontro com o governante, os dirigentes da Confederação apresentaram um conjunto de questões relacionadas com a atividade federada e com a vida da CDP.

A necessidade de simplificação do regime jurídico das federações, situações relacionadas com o policiamento de competições desportivas, os centros de alto rendimento, incluindo o Jamor, as dificuldades crescentes no seguro desportivo e a acreditação do laboratório do doping foram alguns dos pontos abordados e considerados pela CDP como muito importantes para a atividade desportiva.

Quanto às questões mais diretamente relacionadas com a CDP, o secretário de Estado João Paulo Rebelo garantiu o financiamento da missão portuguesa que vai estar presente nos Jogos Desportivos de Cabo Verde. O governante também foi sensibilizado para a cooperação com o IPDJ na área da formação e para a criação de melhores condições para a preparação dos representantes nacionais nos Jogos Mundiais, e cuja missão também está a cargo da Confederação.

João Paulo Rebelo esteve acompanhado pelos seus adjuntos Nuno Laurentino e Diogo Nabais. A CDP foi representada pelo presidente e vice-presidente da direção, Carlos Paula Cardoso e Ilídio trindade, e pelo presidente da assembleia-geral, Mário Teixeira. O encontro de trabalho durou cerca de duas horas e meia.

Fonte: CDP, 10/05/2016